A constante inconstância da vida

Devemos olhar para o amanhã sempre com a certeza de que tudo que estamos vivendo vai passar um dia

Ilustrativo

Viver é aceitar e ter certeza que tudo, em algum momento, vai mudar. E saber viver isso com leveza é o que faz de nós seres humanos mais adaptáveis ao que está por vir e menos neuróticos ante a realidade. Esse conceito se originou na filosofia budista; o conceito de impermanência, de que nada vai permanecer igual, de que tudo uma hora vai mudar. Se você está em um momento em que tudo está dando certo, isso em algum momento vai mudar e as coisas começarão a dar errado. O oposto também: se você se encontra em uma situação na qual você não está bem e nada está dando certo e que, apesar de todos os seus esforços os resultados não acontecem, isso também vai passar.

A certeza da mudança, ao contrário do que a maioria pensa, traz calmaria, paz, sensação de Devemos olhar para o amanhã sempre com a certeza de que tudo o que estamos vivendo vai passar um diaconforto de que nós não precisamos sofrer mais que o necessário por algo que está acontecendo agora. Nessa filosofia, é importante entender que, como diz o texto de Guimarães Rosa, ‘’O correr da vida embrulha tudo; a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é a coragem. Ser capaz de ficar alegre e mais alegre no meio da alegria, e ainda mais alegre no meio da tristeza”…

Mantenha a coragem e o entusiasmo
O que a vida quer é a coragem. A coragem de viver o agora sempre com o olhar para o amanhã, com a certeza de que tudo isso vai passar um dia. Que, mesmo nos piores dias, devemos entrar em contato com aquela chama dentro de nós. A chama que, por menor que seja, é tudo o que precisamos para causar um enorme incêndio. Nunca deixe essa chama ir embora, ou se apagar. Vá em frente!

Comece a incendiar de entusiasmo a sua vida e a vida daqueles ao seu redor, pois essa pandemia também vai passar. A vida é isso, uma verdadeira e constante montanha-russa na qual não devemos parar por um ou outro dia ruim. No fundo, nós sabemos que isso tudo vai passar.

Dica do mês

Título: Um Compromisso por Dia
Autor: Tadashi Kadamoto, Robson Hamuche
Editora: Gente
Preço: R$ 25,90

* Preços pesquisados em agosto de 2020

ARTHUR SHINYASHIKI FALA SOBRE O TEMA: BLINDAGEM DA NEGATIVIDADE

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )