O que é Rebranding?

Reprodução/Internet

Rebranding é uma estratégia de marketing, um processo, para redefinir e atualizar a identidade da marca alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da empresa.

A identidade da marca de uma empresa determina a forma pela qual um cliente a identifica e isto pode ser feito através de diversos métodos, incluindo nome, logotipo, design do produto e publicidade, o branding engloba tudo que gira em torno da gestão da identidade da marca, e já o rebranding é um processo fundamental para certas empresas quando uma empresa precisa mudar sua imagem ou competir com outras empresas no mesmo mercado, o rebranding sempre é necessário, ou mesmo quando ocorre alguma grande mudança no modelo de negócio e isso precisa ser refletido interna e externamente.

É importante que as empresas façam isso periodicamente porque elas não podem simplesmente confiar em sucessos passados e estratégias mais antigas, com certeza você já se deparou com uma empresa consolidada há anos no mercado, mas com um site cuja estética remete ao começo dos anos 2000.

E o que passa na sua cabeça nesse momento?

Essa estratégia é necessária quando a identidade visual e a comunicação da empresa são as mesmas há mais de 3 anos, o logotipo tem design ultrapassado, o site também é ultrapassado e tem má performance, as redes sociais não tem consistência no conteúdo, pouco ou nenhum engajamento, a empresa mudou seu modelo de negócio e ou o negócio sofreu crise de imagem e precisa se recuperar.

Esses são alguns exemplos em que o rebranding é completamente fundamental, entretanto, é recomendável que essa estratégia seja adotada como medida de manutenção da marca de forma recorrente, todos os anos.

E isso não quer dizer que você irá mudar toda sua comunicação todo ano, mas sim que você estará sempre monitorando se sua identidade de marca segue consistente e coerente no mercado.

 Essa estratégia pode salvar a imagem de uma empresa e até mesmo tirá-la de um furacão de queda nos resultados, naturalmente, com o tempo as tendências mudam e o mercado exige novas demandas de todos os tipos e acompanhar esse fluxo somente focando nos produtos e soluções é dar um tiro no pé se sua identidade de marca não for consistente ou seja, o grande objetivo desta estratégia é atualizar os elementos de comunicação da marca a fim de evitar a perda de clientes por sentirem que suas necessidades não estão sendo mais atendidas pela sua empresa.

Existem alguns tipos de rebranding que são o parcial que é uma estratégia voltada para marcas que desejam atualizar, como o nome diz, parcialmente a identidade da marca. Isto é, a marca não modifica totalmente os elementos que a identificam, mas muda parcialmente o que já é padrão.

O rebranding evolutivo que  também tem a ver com a atualização da imagem da marca no mercado é, basicamente, um processo de evolução da identidade da marca ao longo dos anos, o que requer rebranding e redesign.

E o rebranding radical que consiste na mudança completa dos elementos identificadores da marca.

Considerando que a gestão de uma marca varia muito em termos de abordagem de empresa para empresa, precisamos pensar em algo generalista aqui para ser seu ponto de partida.

Antes de tudo, considere que ao executar essa estratégia, você provavelmente terá de lidar com os seguintes “pontos” como mudança de nomes, cores e identidade visual, alteração de slogans, jingles, mascotes etc, adaptação ou criação de novo logotipo, novo escopo para redes sociais, adaptação do Manual de Marca, atualização ou criação de novo Manual de Comunicação, criação ou atualização do guia de Cultura Organizacional da empresa (as mudanças sempre partem de dentro da empresa, atualização dos processos da empresa (suporte, serviços, produtos, vendas, pós vendas, sucesso do cliente, enfim todos os processos, planejamento da divulgação do novo posicionamento, criação ou adaptação do seu Manual de Brand Positioning.

E então como está a sua marca?

Forte, atualizada, reflete exatamente quem você e sua empresa são mesmo sem falar uma palavra, somente olhando conseguiemos enxergar os seus valores e proposito?

Se preferir, me escreva, quero saber mais sobre o branding da sua empresa.

Sucesso sempre,

Me acompanha nas redes sociais @TatyaneLuncah | Ceo do Grupo Projeto Figital e Mentora de empresárias 

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