Quem são os seus modelos?

Reprodução/Internet

A gente sabe que nós, humanos, tendemos a nos comportar de acordo com o nosso grupo. 

Se você trabalha numa empresa formal, tende a ir para o escritório de terno ou de tailleur. Se você vai pular carnaval na Bahia, você vai ter de usar um abadá. Se você está na torcida do Corinthians, pelo amor de Deus, não vá com a camisa do Palmeiras – e vice-versa!

No começo do século, cientistas descobriram que os primatas têm, no cérebro, células especializadas em imitar os comportamentos que presenciam. É assim que se dá a maior parte do aprendizado na nossa vida. O princípio do que chamamos de modelagem, um conceito que tem uma base bem assentada na neurociência.

Os neurônios-espelho ajudam a explicar o fenômeno apontado pelos cientistas sociais americanos Nicholas Christakis e James Fowler, de que nós somos profundamente influenciados pela nossa rede de amigos e colegas. Conforme os autores apontam, no livro O Poder das Conexões, a sua rede de relações sociais está diretamente relacionada a quem você é. Quem tem amigos gordos tem mais possibilidade de ser gordo; quem tem amigos felizes é mais feliz.

O escritor e palestrante motivacional americano Jim Rohn, falecido em 2009, dizia que a sua vida, a sua carreira e os seus negócios refletem a média dos seus cinco melhores amigos.

Se a sua turma só pensa na cerveja e no futebol, ela vai lhe estimular a se preparar para o jogo e comemorar depois no bar. As mensagens que esse pessoal passa são sempre de estimular esses comportamentos.

Agora, imagine que no seu círculo há pessoas que lhe estimulam a estudar, a evoluir, avançar, a buscar oportunidades de ter mais sucesso, e a ser uma pessoa melhor. Que tal?

Entenda que nós estamos modelando o tempo todo e, por isso, é muito importante você se relacionar com pessoas que estão onde você quer estar. Ou seja, você modelar as pessoas que fazem o que você quer fazer, as pessoas que conquistaram o que você quer conquistar, porque elas representam mensagens de estímulo e de orientação de pessoas influentes na sua vida.

Um bom exercício, então, é avaliar quais os estímulos que você está recebendo, sobretudo em relação às suas metas, de modo a fazer com que você seja mais determinado, mais assertivo para alcançá-las. 

Agora, pense. Quem você está modelando?

Eu espero que você esteja cercado de pessoas construtivas, do bem, que inspirem você a realizar os seus sonhos, os seus objetivos, e a ser cada vez mais feliz. Estou torcendo pelo seu sucesso!

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )