Parece que foram os antigos gregos que iniciaram o cultivo da vinha na Provença, a partir de Marselha, que eles fundaram. O cultivo da vinha e a enologia encontram então um maior desenvolvimento na época romana. A Provença tem sido uma região altamente contestada ao longo dos séculos, fazendo com que a viticultura e a enologia tenham sido influenciadas por essas alternâncias de cultura e tradições. Na Provença, os vinhos são de fato influenciados pela tradição italiana, tanto do ponto de vista enológico como da qualidade das vinhas cultivadas, introduzida sobretudo no período em que a região fez parte do Reino da Sardenha, durante a maior parte os anos 1800.
Animada por aldeias pitorescas, berço da ativação dos sentidos, a Provença cativa quem a atravessa. As cores e cheiros dos maravilhosos campos de lavanda, os mercados coloridos, as aldeias inundadas de luz, as vinhas a perder de vista, conduzem o observador numa viagem emocionante que encontrará a sua plenitude na degustação dos vinhos destas terras preciosas. De norte a sul, do branco ao tinto, passando pelo rosé, o roteiro do vinho provençal satisfaz todos os gostos, todas as cores e todos os pratos.
A paisagem é decididamente mediterrânea, com presença de oliveiras e ervas aromáticas. A proximidade do mar fez com que a cozinha provençal se tornasse famosa pelos pratos de peixe, que combinam o peixe com as ervas e o alho utilizado no aïoli, o molho mais utilizado para acompanhar receitas à base de peixe e legumes. Os vinhos rosés mais famosos da França são produzidos na Provença, mas não só. Os vinhos tintos de Bandol e os brancos de Cassis são igualmente conhecidos. O clima mediterrâneo muito soalheiro e com temperaturas que chegam aos 40°C no verão cria as condições ideais para o cultivo da vinha e o vento terrestre, contribui juntamente com a brisa marítima para atenuar os efeitos do ar demasiado seco.
As vinhas da Provença, famosa pelos seus vinhos rosés, também produz interessantes exemplos de vinhos tintos e brancos, produzidos a partir de uvas de origem francesa e italiana. As principais variedades de uvas brancas cultivadas na Provença são Bourboulenc, Chardonnay, Clairette, Grenache Blanc, Marsanne, Sauvignon Blanc, Sémillon, Ugni Blanc (Trebbiano Toscano) e Rolle (Vermentino). As principais variedades de uva tintas são Braquet (Brachetto), Cabernet Sauvignon, Calitor, Carignan, Cinsaut, Folle Noir, Grenache Noir, Mourvèdre, Syrah e Tibouren.
Resta então partir para a Provença “O vinho sempre sussurrará na sua boca com total honestidade cada vez que você der um gole”.