A Internet das Coisas (Internet das coisas) é um cenário em que os objetos, animais ou pessoas estão equipados com identificadores únicos com capacidade de transferir automaticamente os dados através de uma rede sem a necessidade de humano para humano ou interação homem-a-computador. Em palavras simples, tudo está conectado sobre IP e que interagem entre si seria baseada na lógica pré-definida, por exemplo, geladeira pode encomendar leite por si só quando ele está prestes a terminar com base nas tendências de consumo do passado.
A palavra-chave é “Coisas”. Aqui as coisas inclui pessoas e animais, o que significa que, no futuro, até mesmo as pessoas podem ser conectados a objetos como equipamentos de saúde ou eletrodomésticos. Isto pode parecer saído de um filme de ficção científica, mas é assim que a máquina humana e máquina para máquina interações são susceptíveis de ocorrer. Internet das coisas descreve um sistema onde os itens no mundo físico, e sensores dentro ou ligados a esses itens, estão conectados à Internet através de conexões de Internet com e sem fios. Esses sensores podem usar vários tipos de conexões de rede local, tais como RFID, NFC, Wi-Fi, Bluetooth e Zigbee. Sensores também podem ter conectividade ampla área, como GSM, GPRS, 3G e LTE. Em resumo, a Internet das Coisas vai:
- Conecte as duas coisas inanimadas e de vida
- Use sensores para coleta de dados
- Identificar, rastrear e se comunicar com os objetos sobre a rede IP
Enorme aumento do IPv6 no espaço de endereço é um fator importante no desenvolvimento da Internet das Coisas. Com o IPv6, é possível atribuir um endereço IP exclusivo para cada átomo na terra e ainda não ficar sem endereços IP.
EXEMPLOS DE INTERNET DAS COISAS
Existem várias maneiras em que Internet das coisas pode ser usado para conduzir o valor econômico em todos os setores. Hoje, temos alguns exemplos da Internet das coisas, mas é apenas a ponta do iceberg e muitos novos casos de uso surgiria no futuro. Alguns dos exemplos importantes são os seguintes:
- 1. Domótica– automação residencial tornou-se o campo de batalha central da Internet das Coisas. Este é provavelmente o primeiro e mais célebre caso de uso de Internet das Coisas.Muitas casas estão se movendo em direção a alguma forma de automação residencial que esta área ainda está evoluindo e atualmente forma muito rudimentar de automação residencial está sendo usado.
2 Sistemas de água e contadores inteligentes -. As cidades de Doha, São Paulo, e Pequim têm reduzido vazamentos por 40 a 50%, colocando sensores em bombas e outras infra-estruturas de água. Os medidores inteligentes estão sendo utilizados para a prevenção de furtos de energia elétrica e balanceamento de cargas de grade.
- 3. Publicidade Connected e marketing – A Cisco acredita que esta categoria (pense cartazes conectados à Internet) será uma das três principais categorias da Internet das coisas, juntamente com as fábricas inteligentes e sistemas de suporte de teletrabalho.
- 4. Saúde– Pacientes hospitalizados que estado fisiológico requer muita atenção pode ser constantemente monitorado usando a Internet das coisas-driven, o monitoramento não invasivo por meio de sensores. Monitoramento remoto de pacientes também é uma possibilidade, capturando com segurança dados de saúde do paciente a partir de uma variedade de sensores, aplicar algoritmos complexos para analisar os dados e, em seguida, compartilhá-lo através da conectividade sem fio com os profissionais médicos que podem fazer recomendações de saúde apropriados.
- 5. transporte públicos / cidades inteligentes – sistema iBus Londres é um bom exemplo.Ele trabalha com informações de mais de 8.000 ônibus que são equipados com recursos de GPS, juntamente com vários outros sensores que dados do relé sobre a localização do veículo e do progresso atual para sinalização de parada de ônibus pode mostrar detalhes da chegada iminente de um ônibus.
VENCIMENTO DE INTERNET DAS COISAS E MARKET FORECAST
Internet das Coisas está ainda na infância e que levará mais de 10 anos para chegar ao mainstream. O ciclo de campanha publicitária para tecnologias emergentes (ver imagem abaixo) mostra claramente que a Internet das Coisas está ainda no “Pico de expectativas infladas” e é ainda muito longe de atingir adoção significativa.
De acordo com Gartner previsão feita em dezembro de 2013, a Internet das Coisas (Internet das coisas), o que exclui PCs, tablets e smartphones, vai crescer para 26 bilhões de unidades instaladas em 2025 o que representa um aumento de quase 30 vezes de 0,9 bilhões em 2009. Gartner disse que Internet das coisas de produtos e serviços de fornecedores irá gerar receita adicional superior a 300.000.000 mil dólares, a maior parte dos serviços, em 2020. Ele vai resultar em US $ 1,9 trilhão em valor econômico agregado global (que representa os benefícios agregados que as empresas obtêm com a venda e uso de tecnologia de Internet das coisas) em todos os setores em 2020. Os setores que estão levando sua adoção são de fabricação (15 por cento), saúde (15 por cento) e de seguros (11 por cento).
O potencial para a Internet das coisas é enorme. O gráfico à direita mostra o potencial da Internet das coisas em relação a algumas das invenções de sucesso do espaço digital. Claramente, o potencial é maior do que qualquer coisa até agora, mas por que um monte de jogadores no ecossistema terá que se unir e fazer a Internet das coisas uma realidade.
JOGADORES-CHAVE NA INTERNET DAS COISAS
O ecossistema do fornecedor em evolução que está emergindo para permitir a Internet das coisas continua a ser extremamente fragmentada e inclui uma ampla variedade de pequenos players emergentes. Um número de start-ups e empresas estabelecidas estão mostrando interesse. Eu vejo os jogadores geralmente em duas categorias principais
. Uma plataforma Builders : Esses jogadores seriam os blocos de construção para a internet das coisas, como a portadores / MNO, OEMs, integradores de sistemas, fornecedores de chips, os serviços de infra-estrutura (gestão de dispositivos, modelagem de dados, etc), Analytics, etc
. 2 Indústria Vertical Jogadores: Estes jogadores que desenvolvem soluções específicas da indústria em cima dos construtores de plataforma, por exemplo Labs ninho em eficiência energética
Por: Antonio Tavares