O atual cenário para realização de financiamento imobiliário

Ilustrativa

Nas últimas semanas, temos visto um aumento expressivo no volume de transações imobiliárias que envolvem financiamento bancário. É cada vez mais comum os clientes, mesmo com recurso disponível, optarem pelo financiamento bancário pelos juros baixos.

É claro que a taxa de juros, em relação à Selic, ainda não abaixou tudo o que eventualmente poderia para reduzir o spread bancário. Entretanto, isso não quer dizer que mais reduções virão. Nos últimos dois anos, observamos ao menos três ciclos de queda das taxas de juros dos financiamentos bancários. Sempre as quedas foram seguidas de redução da Selic, mas principalmente foram reduzidas devido à competição. Isto é, para uma instituição financeira reduzir a taxa de juros, procede da seguinte forma: a instituição reduz, atrai uma grande fatia do mercado, e as outras instituições reduzem para recuperar o mercado.

É nítido que os clientes buscam a taxa de juros mais baixa, independentemente de possuírem ou não relacionamento com o banco. E isso faz todo o sentido, visto que os financiamentos bancários são contratos de longo prazo.

Portanto, vale, sim, a pena buscar a menor taxa, mas também conhecer adequadamente o produto. Em alguns casos, a taxa de juros mais baixa está atrelada a um relacionamento intenso com o banco, com produtos que muitas vezes o comprador não adquiriria. Além disso, temos visto aumento na busca por financiamentos com remuneração variável (atrelados ao IPCA). Além da aprovação do crédito ser mais restrita, o risco é maior, porque, em um eventual cenário de inflação, as parcelas poderiam atingir patamares muito superiores ao atual, visto que o IPCA hoje está em 2,31%. As condições de mercado são favoráveis e não há inflação à vista, mas, mesmo assim, é bom ficar atento, pois, na vigência dos 30 anos de contrato, certamente teremos períodos de inflação, e a única opção seria quitar o contrato, visto que ainda não existe portabilidade para esse produto.

Assim, é fundamental que, antes de contratar um financiamento imobiliário, o comprador saiba das condições atuais de juros, produtos atrelados e possíveis variáveis que aumentem o custo do financiamento bancário nos próximos anos.

Conte com um dos especialistas da Alpha Soluções para orientá-lo sobre o melhor produto para suas necessidades. Somos correspondentes das principais instituições financeiras do país e nossos profissionais são certificados pelo Banco Central do Brasil e pela Abecip.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELA ALPHA SOLUÇÕES.
Av. Copacabana, 112 | Conjunto 1.707 a 1.709. Alphaville | Tel: (11) 94033-8382 /2970-1070 | contato@alphasolucoes.com | www.alphasolucoes.com

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )