Durma bem para perder peso

Divulgação

De olho no fim da pandemia, entramos em dieta. Mas o esforço de comer menos e apenas coisas saudáveis pode estar sendo sabotado entre quem dorme pouco. Durante a pandemia, aumentaram os casos de insônia, o que pode levar a um aumento de peso, para o qual acordamos tarde demais.

O alerta vem de estudo da Universidade de Chicago (Estados Unidos). Nesse estudo, foram acompanhados 10 voluntários, entre 35 e 49 anos, com excesso de peso. Eles foram colocados em uma dieta individualizada e equilibrada, com calorias restritas a 90% do que cada pessoa precisava para manter seu peso sem exercício. Cada participante foi avaliado em duas oportunidades diferentes. Ao longo de 14 dias, com um período de 8,5 horas para o sono. Em seguida, por outros 14 dias, com apenas 5,5 horas para dormir. Quando acordados, eles trabalharam ou fizeram atividades de lazer, em casa ou no escritório. O número de calorias que consumiram (1.450/ dia) foi mantido. Todos perderam três quilos, em média. Com um detalhe: quem dormiu mais perdeu mais gordura. O sono adequado também ajudou a controlar o apetite.

Para as pessoas que tentam perder peso, a mensagem é clara. “Pela primeira vez, temos evidências de que a quantidade de sono faz uma grande diferença nos resultados das dietas”. A explicação é de um dos autores, Dr. Plamen Penev. Portanto, não se deve ignorar a forma como se dorme quando se está em dieta. “Não dormir o suficiente pode derrotar os efeitos desejados”. O estudo foi publicado na revista científica Annals of Internal Medicine.

Divulgação

Bolo de banana com cacau
Enquanto prepara o café, que tal fazer um bolo para servir ao mesmo tempo? Veja uma receita sem glúten, sem lactose e zero açúcar que é feita no micro-ondas. A receita a seguir fica pronta em 10 minutos e rende quatro porções

INGREDIENTES
•2 bananas maduras
•2 ovos
•4 colheres (sopa) de aveia
•1 colher (sopa) de cacau
•1 colher (chá) de canela em pó
•1 colher (chá) de fermento em pó
•Canela para polvilhar
•Hortelã para decorar

MODO DE PREPARO
Amasse as bananas com um garfo. Leve ao micro-ondas por
1 minuto. Retire e transfira para um bowl. Bata com os ovos com um fouet.
Adicione a aveia, o cacau e mexa bem até incorporar.
Acrescente a canela e o fermento. Misture bem.
Coloque a massa em um refratário untado com manteiga.
Asse em micro-ondas por 4 minutos.
Retire do forno. Polvilhe canela.
Decore com bananas e folhas de hortelã.
Sirva em seguida.

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )