De Volta Para O Futuro!!! Os Grandes Eventos estão de volta

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O setor de eventos foi um dos mais impactados pela pandemia do vírus Covid-19. Contudo, com o avanço da campanha de vacinação e a redução de casos nos estados brasileiros, a retomada está começando a acontecer. Mas, como está o panorama para o mercado de eventos pós-pandemia?

Ao longo do post falaremos sobre as perspectivas e tendências para os próximos meses no setor e daremos dicas sobre oportunidades que surgiram com as mudanças. Vamos lá?

Panorama para o mercado de eventos pós-pandemia: o que esperar?

Os profissionais do setor de eventos estão entre os que mais foram prejudicados pela pandemia. De acordo com dados da Abrape (Associação Brasileira dos Produtores de Eventos), estima-se que em 2020 cerca de 450.000 postos de trabalho diretos e indiretos foram fechados.

Mas, agora, o panorama é marcado pela esperança, pois o mercado de eventos está pronto para a retomada, que já está acontecendo. Os eventos online, que foram adotados como única saída para os meses de pico da pandemia, se tornaram uma tendência e demonstram ter vindo para ficar.

Veja quais são as principais perspectivas do setor de eventos para os próximos meses.

Eventos em formatos menores

Embora eventos-teste com um maior público estejam sendo programados para acontecerem nas principais cidades brasileiras, os microeventos se tornaram uma grande tendência.

Essa é uma oportunidade de apresentar experiências diferenciadas e únicas para nichos específicos. Com menos participantes, os organizadores podem oferecer um atendimento diferenciado e exclusivo.

Eventos online seguem fortes

Em 2020, os eventos online se tornaram a única opção para a grande maioria dos produtores. A adaptação precisou acontecer a toque de caixa e parece que os esforços não foram em vão.

Muitas pessoas gostaram da facilidade de participar de eventos sem sair de casa, especialmente os profissionais. Afinal, nessa modalidade eles conseguem conciliar a participação em palestras, feiras e conferências com a rotina de trabalho.

Por mais que os eventos presenciais contem com experiências que o ambiente digital não é capaz de oferecer, a praticidade faz com que muitos prefiram a versão online. Um benefício para os organizadores é a ampliação do público-alvo.

Eventos híbridos para atingir os dois públicos

Os eventos híbridos são a união de dois mundos, pois acontecem de forma simultânea para os participantes presentes no local e para aqueles que estão acompanhando tudo online.

Mesmo quando a pandemia ficar no passado, essa modalidade de evento demonstra que irá permanecer. Afinal, oferece a possibilidade de pessoas participarem à distância, o que é ótimo especialmente para profissionais que não podem se ausentar das suas cidades.

É fato que organizar um evento híbrido dá um pouco mais de trabalho por causa da necessidade de cuidar de detalhes tanto do presencial quanto do online. Contudo, os retornos são atrativos porque também vêm em dose dupla.

Protocolos de segurança mantidos

Mesmo com o avanço da vacinação e redução dos casos, os protocolos de segurança possivelmente continuarão sendo necessários ao longo dos próximos meses.

Ambientes amplos e arejados, higienização periódica do espaço, além do uso de máscara e álcool em gel irão continuar a fazer parte dos eventos.

Em algumas localidades do país já há a sinalização para a exigência de apresentação do comprovante de vacinação na entrada.

Oportunidades de negócio no mercado de eventos

Os eventos online e híbridos parecem ter vindo mesmo para ficar e, com isso, novas necessidades surgiram, gerando oportunidades no mercado. Confira quatro oportunidades dessa nova fase do mercado de eventos.

Produtor de vídeos

Muitas empresas têm buscado produtores de vídeo para garantir a qualidade das transmissões dos seus eventos online. Além disso, esses profissionais são fundamentais para a captação das imagens e comercialização do conteúdo gravado.

Estrategista para eventos online

Os eventos online têm como vantagem a geração de dados, que são a principal ferramenta utilizada pelos estrategistas para tomar decisões para planejar eventos com maiores chances de sucesso.

Como nem todo produtor tem conhecimento sobre a ciência dos dados, surge a necessidade de contratar um estrategista para eventos online. Esse profissional consegue transformar dados em informações de grande valor para realizar a divulgação de eventos, promover a interação entre os participantes e agradar o público.

Espaços para videoconferência

Mais uma tendência do panorama para o mercado de eventos pós-pandemia é a locação de salas preparadas para a realização de videoconferências. Aqueles que possuem esse tipo de espaço podem se preparar para um possível aumento da procura.

Vale mencionar que é importante que essas salas sejam equipadas com ferramentas necessárias para a transmissão de imagem e som de qualidade. Além disso, é preciso que ofereçam facilidade para o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19.

Fornecedores de ferramentas tecnológicas

Mesmo em eventos presenciais, a tecnologia vai estar cada vez mais presente. Muito porque esse já era um movimento que vinha acontecendo, mas também como herança das medidas impostas pela pandemia.

Com a necessidade de redução do contato físico com outras pessoas, aplicativos, QR Codes e outras ferramentas para a realização de ações diversas se tornaram bastante comuns. Assim, empresas que fornecem esse tipo de recurso terão grandes oportunidades de negócio pela frente.

Fonte: Lets.Blog