Como destravar a sua mente?

"Estado de choque significa que seu estado nervoso é tão grande que você não consegue parar para pensar ou analisar opções. É nesse estado que a pessoa para de pensar e de agir"

Reprodução/Internet

Você já passou por uma situação em que ficou em estado de choque, travado, sem conseguir sair do lugar?

Quando começou a quarentena, eu estava fora do Brasil, em tratamento de saúde em uma clínica, na Índia. Eu não imaginei que, se não voltasse imediatamente para o meu país, ficaria preso tanto tempo longe de casa, com pouca comida e precárias condições de estadia. E, mesmo tendo sido um período difícil, o tempo que passei lá me trouxe muitos ensinamentos. Sim, porque, em vez de ceder ao choque e paralisar, eu coloquei a minha mente para trabalhar muito mais do que antes.

Eu precisava me manter ativo e produzindo, era essencial para o período. Foi lá que criei um curso novo e ajudei a fazer um treinamento, totalmente online.

Enquanto isso, eu pensava em uma maneira de poder sair da Índia e voltar para o Brasil.

Mas, por que eu estou contando tudo isso? Porque muita, mas muita gente mesmo travou com esta pandemia. Entrou em um estado de choque e não conseguia mais sair. E, neste texto, eu quero falar um pouco sobre isso, sobre as três formas de travar a mente e, o principal, o que fazer para destravar!

Estado de choque significa que o seu estado nervoso é tão grande que você não consegue parar para pensar, nem para analisar opções, você não se importa com as pessoas.

A primeira forma é quando a mente trava no sistema de bloqueio neurológico, o cérebro entra em estado de choque e fica travado. É nesse estado que a pessoa para de pensar, para de agir.

Outra situação que gera o estado de choque é quando a pessoa só vê o problema; como um atleta, que entra focado no quão violento é o adversário, por exemplo, em vez de se concentrar no que ele precisa fazer. E a terceira situação que causa estado de choque é olhar para o passado. Há pessoas que ficam presas no relacionamento passado, em um emprego passado. Podia até ter sido legal, mas passou.

“Roberto, o que fazer para se livrar deste estado de choque, para destravar?”

O primeiro a ser feito é abrir a cabeça, para entender o que devemos mudar. Em seguida, precisamos entender de onde vem esse choque, porque a maioria das pessoas não vive o choque de hoje, do que está acontecendo agora, mas do que já aconteceu há algum tempo.

Aí trava, não sai do lugar. A coisa pode ter acontecido há muito tempo, mas a pessoa ainda está paralisada, pensando em como será quando as coisas voltarem a ser como antes.

Precisamos entender que não há como voltar para o tempo de antes de uma crise. Como na pandemia, que ainda hoje eu ouço muita gente perguntar quando voltaremos ao que era antes.

A resposta é simples… Não vamos! Não temos como voltar ao passado. A crise é um acerto de contas com o que não foi feito. Quando ela surge, em vez de ficar pensando no antes, é preciso focar no que pode ser feito, em como evoluir, e ser muito rápido.

É essencial saber fazer uma leitura instantânea do que está acontecendo, assim é possível agir rápido.

Não se paralise com as situações difíceis.

Faça! Cuide de você.

Dica do mês

Título: Os Segredos dos Campeões
Autor: Roberto Shinyashiki
Editora: Gente
Preço: R$ 23

*PREÇOS PESQUISADOS EM NOVEMBRO DE 2020

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )