Barueri participa da V Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial

Divulgação

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Mulher, participa neste final de semana (dia 12, sábado) da V Conferência Regional de Promoção da Igualdade  Racial – Rota dos Bandeirantes e Mananciais, que acontece em Osasco.

O tema do encontro é “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”. A conferência regional ganha ainda mais relevância agora, quando a sociedade discute dois recentes casos significativos de racismo: o violento assassinato do congolês Moïse Mugenyi Kabagambe em um quiosque de praia e a morte de Durval Teófilo Filho, que teria sido confundido com um ladrão em um condomínio, ambos no Rio de janeiro.

A representante da Prefeitura de Barueri no evento, Ana Claudia Vitoriano, coordenadora da Rede Mulher, da Secretaria da Mulher, ressaltou a relevância da conferência: “são episódios que só demonstram a importância de debatermos políticas públicas inclusivas, voltadas para o combate ao racismo, que é estrutural na nossa sociedade”.

A gestora destacou também os casos de violência que atingem a mulher, assim como a população LGBTQIA+. “Temos dados da alta incidência de violência nestes grupos, cujos números mostram que a mulher negra, por exemplo, é mais atingida. O mesmo vale para o combate à homofobia”, completou.

Para André Alexandre da Silva, presidente da Unegro – União de Negros e Negras pela Igualdade, contra Intolerância Religiosa e Homofobia, defendeu a criação de uma coordenação ou mesmo secretaria municipal para tratar do tema. “Seríamos a segunda cidade da região a contar com uma coordenadoria ou secretaria, o que abre mais opções para atendimento das reivindicações desses grupos”, disse.

Ana Claudia destacou ainda a importância da participação de todos no evento por tratar-se de uma temática transversal. “São discussões fundamentais a balizar a formulação de políticas públicas para nossa cidade”.

Participe
A V Conferência acontece no próximo sábado (dia 12 de fevereiro), no Centro Municipal de Formação Continuada dos Professionais da Educação – CEFOR, na av. Marechal Rondon, 262, no Centro de Osasco, das 8h às 18h. O encontro será feito de forma “híbrida”, ou seja, presencial e on-line. Presencialmente estarão apenas os membros da comissão organizadora, demais convidados participarão remotamente. Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição disponível AQUI.

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )