Alimentação no Pós-Parto

Reprodução/Internet

Alimentar-se bem deveria ser uma preocupação em todas as fases da vida de uma pessoa, porém, no período pós-parto, este tema merece ainda mais atenção. Vale destacar que a qualidade da alimentação da mulher é extremamente importante, tanto antes de engravidar, como durante a gravidez e após o parto, por afetar diretamente não somente a saúde dela, mas também a do seu filho.

Os nove meses se passaram e o bebê está, finalmente, no seu colo. Além de cuidar da criança e aprender a navegar por uma nova vida, a mulher também enfrentará uma nova mudança corporal, já que o organismo irá trabalhar para voltar ao seu estado original antes da gestação. 

Nesse período, que inclui também o início da amamentação, é importante que a mulher dedique um tempo especial à alimentação. O aporte de nutrientes é fundamental para uma boa recuperação no puerpério.

A alimentação pós-parto pode ser igual à que a mulher tinha antes de engravidar, porém deve ser saudável, equilibrada e variada. No entanto, caso a mulher amamente, é importante comer, em média, mais 300 a 500 calorias que a alimentação habitual, para fornecer toda a energia necessária para o corpo da mulher conseguir produzir o leite materno. 

A prioridade nesse momento, em relação a alimentação, é de que ela seja composta por comida de verdade. Uma das principais recomendações é que a mulher evite alimentos ultraprocessados e passe longe de comidas ricas em gorduras, sódio e açúcares —como fast-food e as comidas congeladas prontas. 

Isso porque o consumo frequente desses alimentos cria um efeito inflamatório no corpo, que luta para combater os efeitos negativos dos processados no organismo e fica exaurido. A orientação, então, é privilegiar alimentos frescos e refeições preparadas na hora, em casa

Durante o pós-parto, também não é necessária nenhuma restrição de alimentos específica – além dos ultraprocessados- exceto se existir alguma recomendação médica ou porque a mãe, caso amamente, note que algum alimento pode estar provocando incômodo no bebê, como cólicas.

Como recuperar o peso após o parto?

Durante a gravidez é normal que aconteça um aumento de peso e, após o parto, é comum a mulher deseje voltar ao seu peso antes de engravidar, no entanto, é importante lembrar que a perda de peso deve ser lenta e gradual, já que dietas muito restritivas podem prejudicar a produção de leite e até deixar a mulher desnutrida depois de uma fase tão importante. 

Para isso, é essencial manter uma alimentação saudável e praticar atividade física moderada, e de acordo com as orientações do médico, nutricionista e profissional da educação física. A amamentação exclusiva pode ser uma boa aliada na perda de peso, uma vez que, a produção de leite gasta muitas calorias.

Site: www.geracaoprime.com.br | E-mail: contato@geracaoprime.com.br
CRN3: 55355
WhatsApp Consultório: (11) 93414-9809 | @nutri.thalitacardoso

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )