Afinal, o que são crenças?

Ilustrativa

Crenças são a forma como cada ser humano enxerga o mundo. Geralmente, as crenças também viram filtros de foco: a pessoa possui uma certa crença e, ao olhar para o mundo e para as situações da sua vida, acredita que as circunstâncias confirmam aquela crença. Assim, as crenças parecem ser verdades únicas e inflexíveis – e aí que mora o desafio! Por mais que nossas crenças pareçam convicções objetivas, em geral, elas são subjetivas e não verdadeiras. Pode ser muito difícil enxergar os filtros que colocamos em nossas lentes para olhar o mundo. Imagine como se fosse um óculos especial que consegue focar mais em algumas situações do que em outras.

O nosso repertório de linguagem influencia nosso repertório de percepção!

Uma mesma situação pode despertar pensamentos e sentimentos completamente diferentes entre as pessoas que estão envolvidas nela. Isso porque a percepção é subjetiva e pode ser alterada pela linguagem. Somos influenciadas por ferramentas de mediação que, muitas vezes, não enxergamos – a mais comum delas pode ser a linguagem. Através da sua fala e do seu discurso, você expõe ao outro o seu ponto de vista sobre uma determinada situação e, em geral, há uma conexão entre a natureza de uma linguagem e certas crenças. 

O processador x O aprendedor

Uma metáfora interessante para ilustrar como nossa cabeça funciona é imaginar que, dependendo da tarefa que estamos exercendo, nosso cérebro pode atuar com 2 personagens diferentes. Um personagem é o que chamo de “aprendedor”, trabalhando com pensamentos cautelosos e conscientes, cuidadoso ao lidar com informações novas e focado em aprender com cuidado. Já, o outro personagem é o que chamo de processador, que trabalha de forma mais automática e mecânica e, por ser extremamente rápido, já descarta um monte de tarefas para conseguir finalizar a tarefa principal mais rapidamente.

A não-identificação dos pensamentos

Você não é seus pensamentos, mas buscar entendê-los é muito importante. Ao observar seus pensamentos, você pode mudar a sua vida!

Sistema de Permissões 

O seu sistema de crenças pode ser um reflexo das permissões que você deseja se dar. Podemos nos beneficiar muito ao trocar o olhar de um sistema de crenças para um olhar de permissões que estão em suas mãos! Você mesmo decide o que funciona, ou não, para você através de um sistema de crenças que, inconscientemente, você dá na sua vida. Quais são as suas permissões conscientes e inconscientes?

O pensamento pode vir de qualquer lugar! Muitas vezes, o nosso interesse extremo de querer entender de onde veio um pensamento nocivo, perpetua o sentimento de sofrimento que tal pensamento pode trazer. Ao invés de ficarmos lidando com ele, deveríamos, simplesmente, não nos apegar e deixá-los ir embora, como nuvens que passam pelo céu!

Como identificar crenças?

  • Se pergunte o que você acredita sobre determinadas ideias 
  • Tente descobrir o que te impede de alcançar as coisas que deseja
  • Procure descobrir quais são as crenças limitantes mais comuns
  • Tente dissecar suas crenças a partir do autoconhecimento de seus comportamentos

Podemos atrair o que queremos para a nossa vida através da vibração que exercemos. Se colocar no lugar de afirmação pode ser muito poderoso!

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )