A Provence conseguiu construir sua fama mundial como produtora de vinhos rosés em apenas 30 anos. Como foi possível ter sucesso em tão pouco tempo?
A Provença se transformou de uma região vitivinícolas semi-desconhecida, que produzia apenas tintos e rosés particularmente rústicos, em uma área de enorme sucesso com um forte mercado externo e um perfil de qualidade muito alto. Entendendo a revolução do vinho rosé desta região do sul da França eles conseguiram impor seu estilo ao mundo a partir de uma revolução, primeiro na tecnologia e depois de comunicação.
O nascimento do rosé moderno. No final da década de 1980, o controle de temperatura foi introduzido na Provença durante a vinificação. Ao mesmo tempo, passamos para a técnica de prensagem direta, onde a maceração ocorre diretamente durante a prensagem. Isso permite obter um rosé levemente colorido com aromas frutados vibrantes e um sabor fresco. O feedback do mercado é imediatamente positivo.
Em 1995 nasceu uma associação de produtores que segue este novo caminho e que em 1999 se torna Le Centre du Rosé, o instituto que trata da pesquisa em qualidade e inovação de vinhos rosés provençais e que também desenvolve uma nuance das melhores cores de rosé do mundo. A técnica de prensagem direta não é a única utilizada. Nesse caso, a cor resultante tende a ser mais acobreada, mas os pesquisadores querem obter uma tonalidade mais pálida, eles tentam também antecipar a colheita.
Já em 2000 a imprensa falava do rosé da Provença como um bom vinho com uma excelente relação qualidade/preço. Em 2001 os produtores das mais importantes regiões vitivinícolas da Provença, embora potencialmente concorrentes, Côtes de Provence, Coteaux Varois e Coteaux d’Aix-en-Provence começam a manifestar pedidos de união e decidem chamar-se Vins de Provence, apresentando-se juntos nas feiras e para o mundo da comunicação. No ano seguinte, foi criado o Conseil interprofessionnel des vins de Provence (Civp) com o objetivo de melhorar a imagem e o posicionamento dos vinhos rosés nos mercados internacionais. Coteaux Varois obtém a Protégée Appellation d’Origine (Aop) e até muda seu nome para Coteaux-Varois-en-Provence.
Hoje podemos enontrar tranquilamentes este delicioso e refrescante vinho rosé nas principais importadoras de vinhos e nos melhores supermercados.
Santé!
Mauricio Costa