A crescente participação profissional da mulher na advocacia e nas eleições no atual cenário

Carla Gonçalves da Gonçalves Basse & Benetti Advogados em Alphaville, da um show de profissionalismo e competência

Verificamos a participação da mulher nas carreiras jurídicas, ao olharmos para as listas de aprovação nos exames de Ordem ou dos concursos públicos, na qual se apura um número crescente, porém apesar das crescentes aprovações, convalida-se a desigualdade em relação aos homens, não obstante, uma análise não muito profunda do tema, afere-se a composição das mulheres em cargos nos tribunais, os quais são constituídos majoritariamente por indivíduos do sexo masculino, parte-se daí a necessidade de constante luta pela igualdade de participação entre os dois gêneros, nos mecanismos judiciários de todo seguimento, sejam eles públicos ou privados e, por fim, nas eleições.

Exemplo da histórica falta de vontade em recepcionar as mulheres nas instâncias de poder foi a aprovação da indicação da Ministra Ellen Gracie para o Supremo Tribunal Federal, em 2000, momento em que se constatou que fisicamente o STF não estava preparado para receber mulheres em seu quadro máximo, já que nem banheiro feminino existia, para as que porventura viessem ocupar o cargo de Ministra.

Por outro lado, Myrthes Gomes de Campos, a primeira mulher a exercer a advocacia no Brasil de 1924 até a sua aposentadoria, em 1944, exerceu o cargo de encarregada pela Jurisprudência do Tribunal de Apelação do Distrito Federal, de 1926 até 1946. Além de funcionária da Justiça ela foi, também, a primeira mulher advogada a ingressar no antigo Instituto da Ordem dos Advogados do Brasil, atual Instituto dos Advogados do Brasil.

Outro grande exemplo que temos visto no cenário atual, se encontra na Advocacia Geral da União, na qual, a atuação feminina é promovida com a edição de eventos dedicados às mesmas e incentivos do Governo Federal, da Secretaria de Políticas para as Mulheres e ainda entidades vinculadas à ONU, promovendo programas com respaldo social e que demonstram à sociedade que o espaço para a participação e atuação profissional é amplo e deve ser preenchido pelo público feminino cada vez mais qualificado.

Suits da Netflix, o seriado com índices fantásticos de audiência em todo o mundo.

Partindo para o âmbito da advocacia privada e o empreendedorismo que ela exige dos profissionais advogados, e mais ainda das advogadas, existem vários estudos realizados pelas Comissões permanentes da OABSP que demonstram as necessidades ainda latentes para uma integralização maior do trabalho feminino no mercado de trabalho jurídico.

Notadamente visto, aumentou respeitavelmente o número de participação das mulheres nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional SP, compreendendo significativamente a representatividade das mulheres em quadros de gestão como Conselheiras Estaduais e Federais, bem como, como Presidentes de subseções.

Apesar de representarmos 51,00% do eleitorado no país, o percentual de mulheres em cargos de gestão, tomando-se por conta o Congresso Nacional ou OAB, se encontra gradual.

Com esse tipo de participação em crescente evolução, porém ainda secundária, as mulheres ainda não entenderam o seu papel na política.

Poucas são instruídas o bastante e conscientes de que podem e devem buscar ter seus espaços e construírem uma liderança para poderem efetivar as suas ideias na sociedade e contribuir com a democracia. Não é raro desde que as mulheres têm cotas, que elas tenham se candidatado mais, mas a taxa de mulheres eleitas continua tão baixa quanto antes, isso porque o índice de mulheres realmente participativas é que devem aumentar, e não apenas as inscritas para candidaturas.

Portanto ante ao cenário atual, onde as mulheres tem ocupado cargos importantes e participando de forma tão grandiosa em todas as camadas da sociedade e no mundo coorporativo, porém mesmo assim ainda continuam com uma baixa representatividade nos cargos eletivos inclusive na OAB, se faz necessária a intervenção do estado para aumentar essa representatividade, estabelecendo cotas para garantir o espaço ocupado de forma tão inteligente e muita competência.

 

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )