A busca por entender quem você é

É maravilhoso conhecer a imensidão do nosso universo interno, e isso pode ser possível por meio do autoconhecimento

Ilustrativa

Se você decidiu seguir o caminho do autoconhecimento e quer entender a sua jornada dissecando camadas de si mesmo, provavelmente irá notar que isso é um trabalho contínuo e para a vida toda.

Tudo pode contribuir para nosso autoconhecimento. O que consumimos, lemos, observamos, conversamos e escutamos, faz igualmente parte do nosso repertório de conhecimento. Esse repertório, que também é de vivências, influencia a jornada que vamos traçar ao longo da vida. A vida é feita de decisões, e a forma como armazenamos nosso conhecimento, repertório e vivências influencia nossas decisões. Porém, às vezes, até mesmo nossos próprios parâmetros para decidirmos alguma coisa são altamente influenciados por fatores externos! Sem autoconhecimento, podemos perder duas vezes a cada decisão: ou nossas decisões podem dar muita importância ao externo e, assim, perdemos a chance de nos conectarmos com o interno.

Se a sua vida depende das suas decisões, ações e atitudes, e essas, por sua vez, são influenciadas por parâmetros que ficam impressos em você, é o seu papel fazer com que tais parâmetros sejam algo que respeite a sua essência. É por isso que a real busca para sermos inteiros vem de dentro. Se você depender de alguém ou de alguma coisa para ser feliz, provavelmente, terá uma felicidade por tempo limitado, ou pode acabar fadado à infelicidade.

É maravilhoso conhecer a imensidão do nosso universo interno, e isso pode ser possível por meio do autoconhecimento.

O autoconhecimento é infinito, se você se permitir
Quanto mais você aprende, mais pode aplicar sobre o que aprendeu. Cada jornada é única e acontece no seu próprio tempo. Só você sabe, com todos os detalhes, o que se passa em sua vida. Um dos maiores desafios da jornada do autoconhecimento pode ser estar entregue, sem pressa, sem sofrimento e sem estar anestesiado. É possível integrar tudo o que você observa, com muito amor! Às vezes, até mesmo uma história específica da sua vida pode ser o gatilho para fazê-lo querer olhar para dentro. Cada indivíduo está vivendo o universo de diferentes maneiras, pois cada vida é extremamente única. Existe uma riqueza imensa na diversidade e nas vidas alternativas. Assim, pode ficar um pouco mais fácil apreciar a beleza naquilo que é diferente. Normalmente, a vida retroalimenta aquilo que acreditamos ser verdade, e o próprio universo traz de volta o que é alinhado com o que você vê. Para a experiência ser ainda mais válida, pode ser interessante notar contrastes. Por exemplo, saber o que não quer pode ajudá-lo a entender o que você quer. Ainda assim, vale lembrar que existem certos assuntos que jamais chegam até nós, ou não nos interessam – e está tudo bem se for assim também.

Todos os seres humanos são especiais, cada um à sua maneira
Muitas vezes, o que falta é nos conectarmos com a nossa autenticidade. Lembre-se sempre que escolher o caminho do autoconhecimento é escolher o caminho da amorosidade.

Dica do mês

Título: A Menina da Montanha
Autor: Tara Westover
Editora: Rocco
Preço: R$ 28

* Preços pesquisados em outubro de 2020

Como você está alimentando o seu mundo interior

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )