Você tem paixão pelo que faz?

Hoje, é grande o número de pessoas que se mantêm em um emprego ou têm uma empresa apenas para ganhar dinheiro, sem nenhum tipo de amor pelo que faz. Um empreendedor de sucesso possui diversas características, e uma delas é a paixão pelo seu negócio. Se você tem paixão pelo que faz, qualquer outra característica é desenvolvida.

Na prática, empreender é a arte de conquistar as pessoas da sua empresa e fazer com que elas se sintam como você. Os colaboradores precisam desenvolver o olhar de dono da empresa; com isso, só irão somar para a organização em geral.

Por mais clichê que seja, empresas são feitas de pessoas. Se você for apaixonado pelo que faz, as outras pessoas perceberão, darão mais valor ao que executam e farão de tudo para ajudá-lo no dia a dia. Ter paixão pelo que faz é fundamental para conquistar clientes, fornecedores, funcionários, parceiros, etc. Ninguém gosta de fazer negócio com pessoas que são mornas e sem brilho no olhar.

Quando desejamos algo, abrir um negócio ou até mesmo tomar uma atitude pessoal, devemos fazê-lo por decisão própria, porque nos faz bem, não por vontade de outros ou por acreditarem ser melhor para nós, ou porque isso vai gerar muito dinheiro. Dinheiro é consequência de muito foco, trabalho e persistência. Para fazer as coisas darem certo enfrentamos uma série de desafios, necessitamos de muita disciplina e perseverança. Todas essas características se tornam muito mais fáceis se tivermos fazendo com paixão.

Mesmo com todo o amor do mundo, sempre existirão inúmeros obstáculos em nossos negócios. Imagine você tendo de enfrentar tudo isso sem vontade nenhuma, sendo guiado somente pelo benefício financeiro. Isso é frustrante e maçante demais!

Uma das barreiras mais difíceis de quebrar é o medo da crítica. Ninguém gosta de ser criticado. Porém, se você é realmente apaixonado pelo que faz e confia que está no caminho certo, irá ousar sem ter medo de ser criticado.

Se puder escolher uma palavra mágica para o mundo dos negócios, essa palavra é credibilidade. A não ser que você seja um ótimo mentiroso, é muito difícil passar credibilidade na hora de vender alguma coisa na qual não acredita do fundo do seu coração. Vender algo em que você acredita é a forma mais fácil de mostrar os benefícios do seu produto ou serviço.

Se você ainda não encontrou o que realmente faz os seus olhos brilharem, aconselho a não desistir e a procurar pessoas bem-sucedidas e que admire, para trocar ideias e, de fato, achar algo que faça seu coração bater mais forte. Hoje, com a Internet, ficou ainda mais fácil, pois temos a possibilidade de assistir a vídeos, conversar com pessoas pelas redes sociais e fazer conexões com quem nos identificamos. Pensando em desenvolver um olhar empreendedor e amar o que faz, tenha o cuidado de investigar e procurar sempre profissionais que atuam em determinadas áreas do seu interesse, para contarem como de fato funcionam na prática. Existe um caminho entre a teoria e a prática, e é preciso entender isso, para não ter frustrações futuras.

Sabemos que as necessidades falam mais alto, e por isso acabamos trabalhando em algo com que não temos tanta afinidade, mas não devemos desistir. Dar tempo ao tempo é importante para pesquisar, planejar, traçar metas e desenvolver os planos, só não podemos perder o foco e acabar deixando-os de lado.

Trabalhar com o que ama irá criar uma transformação em seu negócio e em sua carreira, gerando uma sucessão de coisas positivas.

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