O elemento, porém, que pode realmente fazer a diferença para destacar as proezas do excelente senhorio é certamente a escolha do vinho.
As combinações são múltiplas. Pode-se optar pela combinação por concordância, que respeita o equilíbrio dos sabores, ou pela combinação por oposição em que o vinho tem características opostas às do prato. Etapa por etapa, aqui está uma seleção de vinhos para acompanhar o almoço de Natal.
O brinde de boas-vindas
Quando as luzes da árvore de Natal estão acesas, a música alegre e não invasiva dá as boas-vindas aos convidados, é o melhor momento para abrir a primeira garrafa e deixar os comensais à vontade, abrindo assim as festividades. Antes de se sentar à mesa, uma boa ideia pode ser optar por um Espumante da Serra Gaúcha ou por um Chardonnay de altitude de Santa Catarina se preferir um vinho firme e de caráter.
Os melhores vinhos para aperitivos de Natal
Uma vez sentado à mesa, são os pratos que impulsionam a escolha dos melhores vinhos para o almoço de Natal. Para um menu à base de peixe, a solução poderia ser um Prosecco Treviso d.o.c. Ou um Millesimato Italino. Em vez disso, quem inicia a refeição com frios curados, vegetais grelhados ou conservantes, pode se orientar em um vinho tinto como um Merlot Argentino, por exemplo.
Os melhores vinhos para o início do Natal
A refeição continua como de costume com os primeiros pratos. Caso sejam à base de peixe, a escolha do vinho depende do tipo de molho. Os condimentos à base de tomate têm uma base mais ácida que pode ser acompanhada por um vinho branco perfumado como um Riesling Alemão. Os molhos brancos, por outro lado, combinam com vinhos brancos secos, como o Sauvignon da Nova Zelândia. Com os primeiros pratos à base de carne, como lasanha ou cannelloni, você pode preferir vinhos tintos de corpo médio e acidez, como Chianti ou Valpolicella Italiano.
Os melhores vinhos para os segundos pratos de Natal
Os pratos de peixe temperado e mais ricos lembram vinhos brancos de buquê complexo, como um Chardonnay da região de Borgonha na França, enquanto pratos mais leves, como peixe grelhado, combinam com vinhos brancos delicados, como um da uva Pinot Grigio. Se por outro lado, a refeição for à base de carne, chegou a hora de abrir as garrafas importantes que consagram o ritual do almoço de Natal. Pratos tradicionais como assados, refogados ou carnes recheadas tornam-se uma oportunidade para provar vinhos como Barolo ou Amarone della Valpolicella. Caso prefira optar por vinhos tintos menos estruturados, a escolha pode ser orientada por um Carmennère do Chile ou até mesmo um Cabernet Franc Argentino.
Os melhores vinhos para doces de Natal
Normalmente, segundo a tradição, o almoço de Natal termina com um Panetone, de preferência artesanal. Quanto à combinação com o vinho, a combinação ideal é com um vinho doce e aromático como o Moscato Dasti Italiano ou Moscato de Setúbal Português! Na verdade, não é por acaso que nasceu a expressão, Um doce Natal.