
Divulgação
A atuação integrada entre tecnologia, inteligência operacional e equipes de campo levou a Segurança da AREA Alphaville a desvendar uma sequência de furtos de módulos de motocicletas que vinha sendo registrada há meses na região de Alphaville. A operação resultou na prisão em flagrante de um homem apontado como responsável pelos crimes.
A ocorrência começou após operadores do Centro de Controle Operacional (CCO) identificarem, pelas câmeras do sistema de CFTV, um indivíduo furtando objetos de uma motocicleta Yamaha N-MAX estacionada na Alameda Araguaia. Imediatamente, o sistema de monitoramento iniciou o acompanhamento em tempo real do suspeito, enquanto as equipes operacionais eram acionadas via rádio para realização do cerco.
O homem seguiu pela Alameda Araguaia até acessar a Avenida Juruá, onde acabou localizado pelas equipes da segurança patrimonial da AREA Alphaville. Ao perceber que seria abordado, ainda tentou fugir utilizando a motocicleta que conduzia, mas foi rapidamente contido pelo encarregado de Segurança da AREA Alphaville, Marcelo de Jesus Falqueti, e pelo vigilante Zacarias, que atuavam na operação com veículo velado. Na sequência, chegaram em apoio os vigilantes Matheus, Edmilson e Valdeir, reforçando o cerco operacional até a contenção definitiva do suspeito.
A ação contou ainda com apoio da Guarda Civil Municipal de Barueri, por meio da viatura 209, comandada pelo encarregado Fernando e pelo motorista Muniz, responsáveis pela condução do indivíduo ao 2º Distrito Policial de Alphaville.
Durante a ocorrência, também foi constatado que a motocicleta utilizada pelo suspeito apresentava sinais de adulteração, incluindo irregularidades no emplacamento e supressão do número do chassi, fato que motivou solicitação de perícia técnica.
No distrito policial, o homem foi identificado como Rodrigo Cardoso Santos, já investigado por outros crimes e que se encontrava sob medida cautelar judicial. O delegado de plantão ratificou a prisão em flagrante pelos crimes de furto e adulteração de sinais identificadores de veículo automotor. O acusado permaneceu preso e foi encaminhado para a cadeia pública de Carapicuíba.
Além da prisão, a ação permitiu recuperar objetos furtados de uma das motocicletas atacadas pelo criminoso.
De acordo com o gerente de Segurança da AREA Alphaville, Domingues, mais esse resultado positivo da operação reforça a eficiência da estrutura tecnológica e operacional mantida pela entidade.
“Graças à nossa estrutura de monitoramento, à excelência na qualificação da equipe, ao trabalho de investigação forense realizado pelo setor de inteligência e à integração permanente com as forças de segurança, mais uma ocorrência terminou com êxito e com a prisão do criminoso”, afirmou.
Segundo ele, os investimentos contínuos em monitoramento inteligente, capacitação profissional e integração operacional têm fortalecido o combate aos crimes patrimoniais e ampliado a segurança de moradores, empresários e frequentadores da região de Alphaville.