Nas pesquisas e observações que temos feito, muitos clientes nos têm dito que as empresas com quem trabalham ou de quem são clientes, oferecem mais e às vezes muito além do que eles (clientes) realmente necessitam ou mesmo desejam.
Segundo esses depoimentos, isso tem irritado os clientes, pois eles ficam com a desconfiança de que essas coisas, muito além do necessário, são colocadas ou feitas, apenas para elevar o preço, além de complicar o relacionamento cliente-empresa.
Assim, é preciso que as empresas observem com muita atenção se elas não estão oferecendo aos seus clientes produtos e serviços com características e componentes muito além do que os clientes valorizam.
Temos que lembrar que a agilidade e velocidade (e não pressa) e a simplicidade objetiva no atendimento, na entrega, na assistência etc. são hoje fatores muito mais valorizados do que antes.
Os clientes—sejam pessoas físicas ou jurídicas—querem rapidez e eficiência, simplicidade e funcionalidade em seu relacionamento com as empresas e não atributos que nada ou pouco agregam a essas exigências.
Assim, mais uma vez é preciso estudar clientes para saber o que realmente eles valorizam. Muitas vezes um gargalo na logística e distribuição, uma demora num simples atendimento telefônico ou por WhatsApp é o que mais irrita o cliente.
E as nossas pesquisas mostram que a maioria das diferenciações feitas pelas empresas têm aumentado o custo das empresas e agregando pouco valor a seus clientes que não se sentem dispostos a pagar por essas diferenciações.
Pense nisso. Sucesso!