Saúde óssea no prato

Ilustrativa

Estudo revela que seguir uma dieta sem carne e laticínios pode enfraquecer a saúde óssea. E assim aumentar o risco de fraturas. Pois é hora do contragolpe, para seguir comendo bem e com segurança.

Metade dos brasileiros reduziu o consumo de carne no último ano.

Entre as mulheres, o índice chega a 54%.

As informações vêm de pesquisa Ibope e The Good Food Institute.

As pessoas estão adotando uma dieta vegana não apenas devido à compaixão pelos animais e à consciência dos problemas ambientais, mas também pelos benefícios à saúde.

Evidências científicas sugerem que uma dieta vegana ou vegetariana pode proteger contra muitas doenças crônicas, por exemplo, diabetes e males cardiovasculares.

Mas, por outro lado, há o risco de enfraquecer a saúde óssea.

É o que revela um novo estudo do Instituto Federal Alemão de Avaliação de Risco.

Nele, os pesquisadores compararam a saúde óssea de 72 voluntários por meio de ultrassom.

Especificamente, foram feitas medições de ultrassom do osso do calcanhar dos participantes.

Deste grupo, metade seguia dietas veganas e metade não.

Ilustrativa

Como resultado, foi revelado que uma dieta vegana está associada a uma menor densidade mineral óssea – o que, por sua vez, está associado a um maior risco de fratura.

Aparentemente, o motivo é devido a uma deficiência em nutrientes normalmente obtidos através de produtos de origem animal.

Então, o que deve ser observado na alimentação?

A continuidade do estudo nos dá boas pistas.

Ao coletar amostras de sangue e urina dos participantes, os pesquisadores também identificaram 12 biomarcadores que desempenham um papel na manutenção dos ossos.

Os resultados revelaram que, em combinação, vitaminas A e B6, lisina, leucina, ácidos graxos ômega-3, selenoproteína P, iodo, cálcio, magnésio e proteína α-Klotho foram positivamente associados à boa saúde óssea.

A lisina é um aminoácido que o corpo não pode produzir por conta própria, podendo ser encontrado na carne, peixe, laticínios, ovos e algumas plantas, como a soja.

A vitamina A, por sua vez, é encontrada em ovos e vegetais de folhas escuras, enquanto a vitamina B6 é encontrada em carnes e peixes, bem como no grão-de-bico e algumas frutas.

O estudo foi publicado na revista Nutrients.

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )