Santana de Parnaíba reforça segurança com ações da GCM

Divulgação

A segurança segue como prioridade em Santana de Parnaíba. Para manter a cidade entre as mais seguras da Região Metropolitana de São Paulo, a Prefeitura intensifica ações de monitoramento, prevenção e combate à criminalidade por meio da Guarda Civil Municipal (GCM). Uma dessas iniciativas é a Operação Cidade Segura, realizada na sexta-feira (16/1) nos bairros Alphaville, Fazendinha e Parque Santana.

A operação contou com um efetivo de cerca de 80 guardas e 20 viaturas, que realizaram abordagens e bloqueios em pontos estratégicos com o objetivo de localizar veículos roubados ou furtados, identificar foragidos da Justiça, apreender armas ilegais, drogas ilícitas e coibir outras irregularidades. A ação mobilizou equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), do Grupamento Tático Móvel (GTM) e do Canil da GCM.

Além das operações presenciais, o município vem aprimorando o sistema de monitoramento por câmeras e intensificando as rondas ostensivas em toda a cidade. Uma dessas ações resultou, no início do ano, na prisão de suspeitos e na recuperação de bens roubados durante um assalto com reféns em Alphaville. A rápida resposta da GCM foi decisiva para o desfecho positivo da ocorrência.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), a eficiência da GCM está diretamente ligada ao treinamento constante do efetivo, aos investimentos em equipamentos modernos e ao uso de serviços de inteligência que monitoram o município em tempo real. Esses fatores colocam Santana de Parnaíba como a cidade mais segura da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP), além de figurar entre as mais seguras do Brasil.

Smart+ Santana de Parnaíba

O investimento em tecnologia é outro pilar da estratégia de segurança. Atualmente, o município conta com cerca de 2,5 mil câmeras em operação, sendo 112 analíticas, com reconhecimento facial e de placas, que deverão ser integradas ao programa Muralha Paulista, da SSP-SP. A previsão é que o número chegue a 3,5 mil câmeras nos próximos meses com a implantação do sistema Smart+ Santana de Parnaíba.

O sistema permitirá ainda a integração de câmeras de condomínios, residências e comércios localizados em vias públicas ou áreas de controle de acesso. A expectativa é monitorar, ao todo, cerca de 5 mil câmeras. Para isso, a Prefeitura publicará ainda neste mês um chamamento público para que os munícipes interessados possam cadastrar seus equipamentos, ampliando a agilidade no atendimento das ocorrências e o compartilhamento de informações para identificação de suspeitos.

Reforço no efetivo

As ações também envolvem a ampliação dos recursos humanos. Atualmente com 378 guardas, a GCM receberá o reforço de mais 75 profissionais aprovados em concurso público, representando um aumento de quase 20% no efetivo. A medida vai ampliar a capacidade de atendimento e fortalecer a estratégia de segurança em toda a cidade.

Nova sede da GCM

Outro importante investimento é a construção da nova sede da Guarda Civil Municipal, localizada na Estrada dos Romeiros, próxima à Barragem Edgard de Souza. Com aproximadamente 4 mil metros quadrados, o espaço contará com áreas administrativas e operacionais, academia, sala de defesa pessoal, refeitório, área de higienização de viaturas, estacionamento para 165 veículos, estande de tiro, quadra poliesportiva e espaço para o canil. A obra está em fase final e a previsão de inauguração é para o mês de março.