Quatro respostas para melhorar a sua inteligência emocional

Grite todos os dias no silêncio da sua mente: eu posso me reinventar. Transforme seu caos em uma nova oportunidade criativa

imagem: Ilustrativa

Nesta edição abordo, resumidamente, quatro importantes passos para conquistar a inteligência emocional, fugir da depressão e ser mais feliz.

O que fazer quando a vida perde a graça?
Muitas pessoas têm diversos motivos para aplaudir a vida, mas infelizmente são tristes, depressivas, deprimidas. Sempre digo que uma pessoa verdadeiramente feliz não é a que tem uma grande quantia no banco, nem quem recebe muitos aplausos, mas é aquela que faz muito das pequenas coisas, que contempla o belo, observa as flores, o sorriso das crianças. É capaz de dividir seus pesadelos para transformar seu caos em uma oportunidade criativa. Não tenha medo da vida, mas sim de não vivê-la intensa e inteligentemente. Todos os dias, contemple o belo e abra seus olhos a um mundo que lhe sorri, esperando você sorrir para ele.

Qual é o tratamento para a depressão?
A depressão é uma doença de muitas formas: a bipolar, que alterna euforia com estado de desânimo; a depressão maior, aquela em que uma pessoa que sempre foi feliz, alegre e, de repente, entra em um quadro de desânimo, perda do prazer de viver e às vezes até com ideias suicidas; e a depressão sistêmica, em que a pessoa sempre foi pessimista, desde a evolução da personalidade.

Se estiver com depressão, não hesite em procurar um profissional capacitado. Existem algumas técnicas preventivas da depressão, como aprender a se doar diminuindo a expectativa do retorno; entender que por trás de uma pessoa que fere há uma pessoa ferida; aprender a não se punir e a não se cobrar demais e criticar, discordar e confrontar; o sofrimento por antecipação ou de ruminação de perdas, mágoas e frustrações.

Qual é a chave para a felicidade?
Em primeiro lugar, temos de perguntar: o que é felicidade? A felicidade real, sustentável e inteligente é você transformar lágrimas em crescimentos, perdas em belos aprendizados. É você reconhecer a sua pequenez quando erra, mas não desistir da vida. Todos os dias, gritar no silêncio da sua mente: “eu posso me reinventar”. Portanto, ser feliz é você encontrar o mais importante endereço – o endereço que poucos encontram ao longo do traçar da sua história, encontrar-se dentro de si mesmo.

Você também pode errar!
Somos treinados a não errar, sem perceber que todos os dias erramos, e que uma pessoa grande se faz pequena para tornar os pequenos grandes.

Algumas pessoas dizem que eu sou o psiquiatra mais lido na atualidade em todo o mundo, mas o que eu mais sou é o que as pessoas não entendem- um ser humano em construção, que todos os dias é capaz de fazer das suas dificuldades mais um capítulo; de uma dor, mais um aprendizado; de uma crise, uma oportunidade para me reinventar.

Dica do mês

Título: Como enfrentar o mal do século para filhos e alunos
Autor: Augusto Cury
Editora: Benvirá | Preço: R$ 21,00

*Preços pesquisados em miao de 2020

 

AUGUSTO CURY FALANDO SOBRE COMO DEVEMOS AGIR QUANDO A VIDA PERDER A GRAÇA

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )