Prorrogada vacinação contra a poliomielite até dia 30 de junho

Divulgação

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, prorroga até o dia 30 de junho a Campanha Nacional de Mobilização contra a Poliomielite em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Podem se vacinar crianças de 1 até 4 anos, 11meses e 29 dias e evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil.

De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, são aplicadas três doses injetáveis da vacina contra poliomielite nos primeiros meses de vida da criança: aos dois meses, aos quatro e aos seis meses. Depois disso, são administradas mais duas doses de reforço, desta vez orais (a famosa gotinha). Essas devem ser tomadas aos 15 meses de vida e outra aos quatro anos, geralmente durante as campanhas realizadas nacionalmente.

Por isso é muito importante que todas as crianças menores de cinco anos sejam levadas aos postos de vacinação todos os anos durante a Campanha Nacional de Mobilização contra a Poliomielite para que suas cadernetas sejam checadas e as doses sejam atualizadas, caso seja necessário. Até mesmo as crianças que estão com o esquema vacinal em dia precisam receber as doses de reforço.

Ao longo dos últimos anos algumas doenças voltaram a assustar o Brasil em meio ao negacionismo e às baixas taxas de vacinação. O País não registra casos de Poliomielite desde 1989, porém, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alerta sobre a importância da imunização, já que o território da região das Américas é considerado de alto risco para o ressurgimento da doença. A imunização é a melhor forma de proteger as crianças.

Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )