Programa “Amigos do chef” estreia com a missão de revelar talentos culinários de Alphaville e região

Divulgação – Equipe “Amigos do Chef”

COZINHA afetiva
Preparar a própria comida traz em si uma satisfação especial de conforto em tempos de incerteza. Depois de picar, fatiar, espremer, mexer, refogar e esperar, o resultado é um prato para saciar a fome, estimular os sentidos, e afagar o coração.

Seja para quem segue o passo a passo de uma receita, e ao final tem como recompensa apreciar os sabores de sua criação. Ou para quem se diverte com a liberdade de experimentar a combinação de ingredientes e temperos, como em um ritual de alquimia.

A cozinha funciona como válvula de escape, um momento de concentração no aqui e no agora, quase um processo meditativo. A alimentação tem ainda o apelo de ser essencial no processo de autocompaixão e cuidado com a saúde e as relações.

A forma de nos alimentar e a relação com a comida parecem ter mudado de maneira radical desde março. Muitos talentos culinários se revelaram. e certos hábitos alimentares parecem ter vindo para ficar. E foi para exibir alguns deles que nasceu o programa “Amigos do chef”, onde a estrela é sempre um morador de Alphaville ou região, que prepara seu prato de sucesso tendo como coadjuvante o renomado chef italiano Samuele Oliva. Idealizada pela revista Viva Digital S.A., a atração mistura degustação, harmonização, programa de entrevistas e, principalmente, descontração. O resultado é de dar água na boca.

A busca por conteúdo sobre preparo de refeições cresceu de forma espetacular nas redes sociais. Só a audiência do canal do MasterChef no YouTube subiu 50%, segundo a Endemol Shine Brasil, responsável pelas redes do programa. No Google, o interesse pelo termo “receita” disparou, principalmente de pão.

Chef Samuele Oliva e Tatyane Luncah

O programa
O convidado para fazer seu prato de sucesso é a estrela Para muita gente, a cozinha é o local favorito da casa, o lugar das memórias afetivas. Encarar panelas e caçarolas pode ser também uma eficiente terapia para a ansiedade, ou para se redescobrir. Já para o chef de cozinha Samuele Oliva, com o isolamento físico, a culinária voltou a ser o que sempre foi, um espaço para confraternizar, construir momentos de comunhão e convívio. Chef executivo do restaurante Terraço Itália entre 2008 e 2014, e atualmente no resort do GJP de Foz do Iguaçu, Oliva desta vez é apenas coadjuvante. Apesar de ter chefiado cozinhas estreladas desde que chegou ao Brasil, há 15 anos, vindo de Santo Antônio de Pádua, na Itália, no programa “Amigos do chef”, ele desempenha função de assistente no preparo do prato de sucesso dos convidados.

Alfredo Cônsolo Jr., publisher da Viva Digital S.A

Atração e engajamento
Idealizado e produzido pela revista Viva Digital S.A. e exibido no canal do YouTube, o programa busca aproximar a comunidade de Alphaville e região. A atração tem entrevistas, degustação, harmonização, história e a proposta de viajar pela cultura gastronômica de diversas regiões e explorar o mundo dos vinhos, azeites e outros ingredientes de origem. Realizado com o patrocínio de Leroy Merlin, Mondial, Swift e o apoio de outros parceiros, “Amigos do chef” está longe de ser mais um show de culinária como se vê às dezenas em canais de TGV, YouTube e Instagram. O programa ficará disponível para acesso pelas redes sociais da revista, para uma audiência de milhares de seguidores. “Estamos criando cada vez mais engajamento e relacionamento com a comunidade”, explica Alfredo Cônsolo Jr., publisher da Viva Digital S.A.”

Delegado Hélio Bressan

Programa de estreia
Entre expressões em italiano, muita risada e gestos largos, o episódio de estreia teve como convidado o delegado Hélio Bressan. Por trás da bancada e do fogão, o titular da 8ª Seccional da Polícia Civil de São Paulo incorporou o clima de reunião familiar. Bressan preparou um suculento spaghetti à bolonhesa, seguindo a tradição do ragu italiano. O delegado e Samuele Oliva fizeram uma viagem cultural pelos hábitos gastronômicos dos antepassados. “No verdadeiro molho à bolonhesa da Nona, a carne é cortada na ponta da faca”, explicou Bressan. E no período de guerra, ralava-se pão amanhecido e assado por cima da massa, como se faz hoje com o queijo parmesão, ensinaram.

Sidnei Brandão, Tonel 55

Harmonização
“Cada entrada, prato e sobremesa do programa foi acompanhado por um vinho que harmonizou perfeitamente.” O responsável pela seleção é Sidnei Brandão, enófilo com atuação no varejo de vinhos há mais de 15 anos, e longa carreira na indústria de tecnologia, ele foi o primeiro presidente da Apple no Brasil. Esteve à frente do bistrô Ville Du Vin, e há dois anos montou a distribuidora Tonel 55, com uma seleção de bebidas e azeites de vinícolas renomadas. Brandão apresenta curiosidades históricas e culturais sobre o mundo dos vinhos. Como o galo preto, símbolo do Chianti, e que remonta a uma lenda sobre a disputa pelo território da Toscana, no século 13.

Sidney Costa pastor da IBMAlphaville

Masterchef
Misto de degustação e confraternização, com o necessário distanciamento, “Amigos do chef” é um diálogo com a comunidade através da comida. “Cozinhar nos une, o isolamento físico revelou o poder terapêutico e a redescoberta do amor pela cozinha”, afirma o teólogo Sidney Costa.

Convidado do segundo programa, o pastor da IBMAlphaville preparou a receita de risoto que faz para a família, com linguiça toscana, shitake, vinho tinto e cebola. Para levantar o sabor, usou folhas de tomilho. Participante do programa Masterchef de setembro, o pastor afirma que cozinha serve para relaxar, mas também para exercitar o amor e acariciar a alma. “A melhor comida é aquela que deixa as pessoas felizes”, diz. As melhores conversas, completa, acontecem ao redor da mesa.

Segundo ele, traços da personalidade, como a generosidade, se refletem na comida. “Gastronomia tem a ver com espiritualidade, e a mesa é o lugar de ajuntamento, onde a família compartilha, conta histórias e gera emoção.”

Sônia Fernandes da doceria Pequenas Delícias

Gosto por surpreender
Sônia Fernandes está no grupo de quem gosta de criar e inovar nas receitas para surpreender e emocionar. Desde 2001 à frente da doceria Pequenas Delícias, ela graduou-se em gastronomia e fez pós-graduação em confeitaria e panificação. Sônia deslanchou na carreira depois de conquistar o segundo lugar do concurso da Fispal 2004, maior feira latino-americana de alimentos. Foi indicada ao chef Laurent Suaudeau. Superar expectativas é com ela mesma. Pioneira dos bolos simples com um toque único, como o de nata, que aprendeu a fazer com a mãe, mineira de Mariana, a quituteira conseguiu a proeza de atrair fila para sua loja no Shopping Service, onde há pouco movimento comercial. Seus trabalhos têm sempre algo de inusitado ou ousado. Um bolo de cenoura, por exemplo, carrega um bocado de farinha de amêndoa, e a calda, um aspecto de chocolate alpino.

Tatyane Luncah

Talentos a descobrir
Quem observa a desenvoltura da apresentadora Tatyane Luncah diante das câmeras, acha difícil acreditar que cinco anos atrás, ela tivesse dificuldade de falar em público. Empresária com 19 anos de experiência em organizar eventos, Tatyane diz que ganhou as melhores contas a partir de seu buffet. “Quando se entra na casa de uma pessoa pela cozinha, parece que a gente é de casa”, diz. Escritora, especialista em empreendedorismo e mentora de 56 empresárias, ela defende o poder de transformação em conjunto. “Crescemos com as conexões que vivemos. Aceitei na hora o desafio de apresentar o programa “Amigos do chef”. Coisas boas acontecem para quem está em movimento”, afirma a mentora e influenciadora digital. “Cozinhar é um ato de amor, de devoção ao outro”, ela diz.

Divulgação

Clima de descontração
Produzido por uma equipe enxuta, com profissionais que fazem parte da história da TV de Alphaville, “Amigos do chef” nasceu com o propósito de valorizar pessoas e empresas da região. “Boa parte das casas tem área para receber parentes e amigos, e os homens por aqui cozinham bastante” diz Paulo Ricci, o diretor. Com experiência de décadas no mercado de TV por assinatura e uma temporada em canal de Nova York, Ricci destaca a importância da câmera aérea, fixada acima do fogão, para registrar o passo a passo da receita. Ele fez parte da equipe fundadora da TV Alphaville, de onde vem o diretor de fotografia, Richard Antonio Silva, o Cabelo. “No momento que vivemos, parece que as pessoas se voltaram mais para si, para os vizinhos, os amigos”, diz Ricci.

Carolina Lui da Lui Home/Lunare Iluminação

Como se fosse em casa
A cada duas semanas, quem passa na Alameda Araguaia, em Alphaville Industrial, vê a fachada envidraçada da loja de móveis e decoração Lui Home/Lunare Iluminação se transformar. Entre sofás, mesas e poltronas, o espaço no último andar do prédio vira camarim e estúdio de gravação.

A proposta era criar um ambiente como se fosse a área da churrasqueira de casa, conta Alfredo Cônsolo Jr, da Viva Digital S.A. A dona da loja de móveis e decoração, Carolina Lui, se apaixonou e se engajou na ideia do programa”, ele afirma. Tornar “Amigos do chef” uma realidade em tão pouco tempo se deve ao empenho e apoio de uma seleção de parceiros.

maquiadora Deise Francez

Imagem e credibilidade
Estudiosa do impacto da primeira impressão sobre a reputação e a credibilidade profissional, no camarim montado na Lui Home, a maquiadora Deise Francez cuida da imagem de quem vai para frente das câmeras. No mundo atual, onde o contato ocorre primeiro nas plataformas digitais, uma boa imagem tem a função de criar empatia, emocionar, conectar e inspirar, ela diz. “Uma fotografia de perfil profissional chama a atenção para o que se pretende comunicar, gera credibilidade e posicionamento diferenciado”, afirma. Para criar retratos de perfil profissional corporativo, Deise montou um pacote que inclui produção de cabelo, maquiagem e ensaio fotográfico a partir de 160 reais.

Marcelo Ferreira agrônomo e paisagista

Forno, fogão e horta
Colocar no ar o programa exigiu o empenho de uma equipe extensa de colaboradores. Um deles é Cláudio Luis. Durante oito anos, ele gerenciou o Buffet Casa da Pizza. Em 2018, montou seu próprio buffet, o Pizza em Casa, que fornece equipe de copa e cozinha também para eventos e jantares. É a equipe de Cláudio que serve todos e cuida de cada detalhe do “Amigos do chef”.

Para o cenário do programa, o engenheiro agrônomo e paisagista Marcelo Ferreira montou uma coleção de vasos com ervas aromáticas. “Não é preciso ter uma chácara para ter plantas, hoje é possível manter uma horta com frutas, flores e temperos até mesmo em um vaso dentro de casa. Só isso já traz um bem-estar”, diz o paisagista. Segundo Ferreira, o contato com a natureza traz benefícios à saúde. E valoriza o ambiente. Além de oferecer serviços de paisagismo, jardinagem e floricultura, a Marcelo Ferreira Paisagismo oferece consultoria técnica para tratar de forma natural, com uma farmácia agronômica, as espécies com problemas.

Maria Rita, Fernando Oliveira e Claudio L. da Silva do Buffet Pizza em Casa

Além do convidado especial, que prepara seu prato de destaque, o programa “Amigos do chef” entrevista alguns dos principais nomes da região de Alphaville. Canal de comunicação para criar engajamento e ferramenta de relacionamento com a comunidade, a TV da Viva faz parte de uma estratégia mais ampla de aproximação. “O próximo passo será uma plataforma de marketplace, e já estamos pensando na criação de espaços de refúgio para relacionamento e negócios entre líderes”, conta Alfredo Cônsolo Jr.

Um estudo do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo (USP) aponta aumento no consumo de alimentos frescos e in natura, como frutas, verduras, legumes e feijão, e estabilidade na venda de alimentos ultraprocessados, como chocolates e biscoitos. O motivo exato não se sabe, mas especula-se que seja porque as pessoas têm mais tempo de cozinhar. E estão mais atentas à alimentação. Ótima notícia.

Os cinco novos hábitos alimentares
Para especialista em nutrição, a mudança na relação com a comida começa com pequenas atitudes, e cozinhar em casa melhora tanto a saúde quanto as relações.

Refeições em família
Pela primeira vez, algumas crianças têm os dois pais em casa para almoço e jantar. Estudos apontam que comer em família ajuda a ter melhor autoestima, sucesso na escola e reduz o risco de depressão e uso de substâncias.

Crianças na cozinha
Cozinhar cedo favorece hábitos alimentares mais saudáveis na fase adulta. Estudo mostra que adolescentes que enfrentam o fogão entre 18 e 23 anos comem mais vegetais, menos fast food e fazem mais refeições em família uma década depois. Nunca é cedo ou tarde demais começar.

Mais proteínas vegetais
O aumento no consumo de alimentos para substituir a proteína animal não significa que todos devam se tornar vegetarianos. Mas a carne pode ser pensada de forma diferente, menos como o prato principal e mais como um condimento.

Favorecer comércio local
Muitas pessoas passaram a buscar fontes locais, como farinhas moídas na região, peixes pescados de forma sustentável e programas agrícolas comunitários. A alimentação é crítica para aumentar o acesso a alimentos de qualidade e os cuidados com a saúde.

Nova mentalidade
Comer é um das maneiras mais básicas de autocuidado. Mudanças na rotina alimentar ajudam a repensar o bem-estar e a investigar a relação entre o alimento e o corpo. Ao se voltarem para casa, e seu interior, as pessoas descobriram o que significa nutrir a si mesmas.

ONDE ENCONTRAR
Lui Home/Lunare Iluminação: Al. Araguaia, 694. Piso superior. Alphaville. Tel.: (11) 4191-6477
Sidney Costa: #sidneycostamasterchef2020 – www.ibmalphaville.comsidneyvcosta@gmail.com
Pequenas Delícias: @pequenasdelicias.doceriawww.pequenasdelicias.com.br. Tel.: (11) 4153-8213
Tatyane Luncah: @tatyaneluncahhttps://tatyaneluncah.com.br
Studio Deise Francez e Studio La Vie Fotografia: Av.dos Parques, 45. Sala 404. Barueri. Tel.: (11) 97651-8864
Claudio Luís – Pizza em Casa: Tel.: (11) 94736-8480
Marcelo Ferreira Paisagismo: Av. da Aldeia, 9. Barueri. Tel.: (11) 99505-3547
Tonel 55: www.tonel55.com.br
Delegado Helio Bressan: @delegadoheliobressan

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
previous arrownext arrow
Shadow
Slider

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )