Olhar Digital – Camada de gelo quase do tamanho do estado de São Paulo cai no mar

5G deve atingir 1,3 bilhão de conexões até o final do ano

Divulgação

Cerca de 1,3 bilhão de conexões 5G devem ser feitas até o final de 2022, segundo a Omdia. Atualmente, existem cerca de 521 milhões de conexões globais desse tipo, o que corresponde a um aumento de 139% em relação aos dados de 2020. Somente na América do Norte, o crescimento foi de 292%, atingindo 72 milhões de conexões.

“Concluímos a fase inicial dessa geração de tecnologia celular sem fio e agora, os consumidores e as empresas estão adotando a 5G rapidamente e encontrando novas formas de usar a conectividade móvel”, disse o presidente de 5G Americas, Chris Pearson.

Veja matéria completa aqui!

Asteroide Apophis pode “soltar partes” em passagem pela Terra

shutterstock

O asteroide Apophis, de aproximadamente 370 metros (m) de diâmetro, fará sua passagem próxima à Terra em 13 de abril de 2029. Chegando à distância de 38 mil quilômetros (km), o grande corpo celeste certamente vai interagir com a nossa gravidade e, segundo especialistas, isso pode trazer efeitos notáveis em seu corpo.

O estudo, publicado no Royal Astronomical Society, indica que o encontro próximo entre o asteroide e o nosso planeta trará oportunidades únicas de estudo sobre as características físicas do corpo celeste, bem como possibilidades de medir de forma quantitativa os efeitos causados na Terra pela sua passagem.

Veja matéria completa aqui!

Gigantes da tecnologia se unem para acabar para sempre com as senhas

Divulgação

Há cerca de dez anos, um consórcio de empresas de tecnologia e segurança, agências governamentais, instituições financeiras e outros foi lançado com o objetivo de eliminar o uso de senhas em sites, aplicativos e dispositivos. Agora, o Fast IDentity Online (Fido) Alliance parece ter finalmente encontrado um meio para isso.

Em um novo relatório, o consórcio traz um conceito de como tornar a prática do “não uso de senhas” mais ampla.

Veja matéria completa aqui!

Chips: nova técnica de fabricação pode acabar com crise

Divulgação

Vários setores da indústria estão sendo afetados pela escassez de chips no mercado, um cenário que começou em 2020 e ganhou ainda mais força ao longo da pandemia da Covid-19.

Apesar dos esforços de várias gigantes do setor, os planos de novas fábricas e a expansão de instalações já existentes não vão mudar a situação no curto prazo, apontam especialistas.

Veja matéria completa aqui!

Camada de gelo quase do tamanho do estado de São Paulo cai no mar

shutterstock

A Camada Conger, uma camada de gelo antártico que, comparativamente, é quase do tamanho do estado de São Paulo, caiu ao mar, de acordo com imagens de satélite divulgadas pela NASA em um gif no Twitter na última quinta-feira (24). A camada Conger tem 1,2 mil quilômetros quadrados (km²), enquanto São Paulo tem pouco mais de 1,5 mil km².

As grandes camadas de gelo nas regiões mais frias da Terra são essenciais para represar o fluxo de gelo do continente dentro do mar. Sem elas, o gelo que vem das massas continentais que formam a Antártida, ao sul; e o Pólo Norte, é derramado nas águas adjacentes, aumentando o nível do mar.

Veja matéria completa aqui!

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )