O golfe em 2021

"A torcida é que em 2021 Tiger Woods alcance a marca de 83 vitórias no tour, que o transformará no maior ganhador de todos os tempos".

Ilustrativo

Finalmente, chegamos a 2021! Nós, golfistas, temos muito que agradecer por praticarmos esse esporte, que, rapidamente, em meio à pandemia, provou ser um dos poucos que podem ser realizados com baixíssimo risco de contaminação com o vírus da Covid, graças ao distanciamento social inerente ao jogo. Esse fato culminou em 2020 em um aumento sensível no total de novos praticantes, dando a alguns clubes, especialmente no interior de São Paulo, uma ampliação considerável no número de sócios.

Espero que a temporada deste ano seja bem melhor que a do ano anterior, tanto para nós praticantes do golfe social, como para aqueles do alto desempenho, sejam os amadores ou os profissionais. A previsão para os torneios do PGA Tour, se não houver nenhuma surpresa com as novas ondas da pandemia, deve ser bem maior que a do ano passado, o que nos dará um alento, caso ainda tenhamos de ficar muitos momentos em resguardo, podendo ver, como sempre, grandes jogos pela TV. Mais adiante, comentarei o torneio que terminou no último dia 10, o Sentry Tournament of Champions, que é realizado no Plantation Course at Kapalua, no Havaí. Todos nós, amantes do golfe, precisamos torcer pela volta do PGA Latin America, para que alguns dos nossos melhores profissionais possam retornar a uma rotina de torneios tão importante para suas carreiras. Outra torcida minha, que também é a de milhões de fãs do golfe pelo mundo afora, é para que em 2021 o gênio Tiger Woods alcance a marca de 83 vitórias no tour, que o transformará no maior ganhador de todos os tempos. Ele merece chegar a essa marca, pois elevou em muito a arte do golfe competitivo, e a prova cabal disso é o excelente nível de um grande número de jovens, que, a seu espelho e semelhança, se dedicam muito para aperfeiçoar seus jogos.

Anexei um vídeo com as 10 melhores jogadas do tour que iniciou a temporada 20/21, em setembro último. Tenho certeza que muitos dos leitores viram quase todas essas jogadas no Golf Channel, que vive repetindo os bons momentos da temporada.

Literatura, reflexões e pensamentos no golfe
Por sugestão de um jovem de nome Pedro, golfista e leitor de minhas colunas, deixo um espaço para comentar e/ou expor algumas ideias, pensamentos e reflexões diversas que encontramos na literatura de golfe, ou que sejam encaminhados por leitores. Dou início aqui com duas mensagens, uma para responder ao próprio Pedro, que me pediu uma definição moderna de golfe, e a outra sobre os tormentos do putter.

“O golfe pode ser definido como um momento tbt (se você não sabe o que isso significa, recomendo procurar no Google para não entregar sua idade), isto é, sua prática traz momentos felizes, divertidos e memoráveis” – Durval Pedroso

“O amor e arte do putting são mistérios que só os filósofos podem solucionar” – frase do grande jogador Tommy Armour.

O exuberante Plantation Course of Kapalua, no Havaí, palco do Sentry Tournament of Champions

PGA TOUR
Entre os dias 7 e 10 de janeiro, tivemos mais um torneio do tour no campo do Plantation Course of Kapalua, no Havaí, que contou com a participação de boa parte da elite do golfe mundial, vencido pelo americano Harris English, no primeiro buraco do play off contra o jovem chileno de muito talento, Joaquin Niemann.

O americano, Harris English, vencedor do torneio entres os dias 7 e 10/1 no Havaí

Os dois tiveram quatro dias impecáveis, terminando ambos com 25 abaixo ao par. O Joaquin Niemann, bem conhecido dos brasileiros dos tempos de juvenis, jogou nove abaixo no último dia, e poderia ter ido a 11 abaixo, se não fossem dois putters que não costuma errar. Esse campo maravilhoso no Havaí, na Ilha de Mauí, é meu sonho de consumo, pois não consegui ainda ir jogar lá. Nas duas vezes em que fui convidado por amigos e parceiros de longa data do golfe, não pude ir. O campo foi palco, muitas vezes, de momentos inesquecíveis, entre os quais destaco três muito vibrantes: a vitória do David Duval em 1999; a vitória do Tiger Woods em 2000, num playoff com o Ernie Els, que estava em grande forma; tanto assim que, em 2003, Ernie ganhou esse torneio com oito tacadas à frente do segundo colocado, com o score monstro de – 31 abaixo ao par.

Cuidando da saúde dos golfistas
Nesta primeira edição de 2021, a fisioterapeuta Rossana Quessa, especializada em traumas dos golfistas, apresenta dicas importantes de manutenção da saúde no dia a dia e cuidados com o corpo. Vejam o vídeo e apliquem as recomendações.
Viva o golfe!

CUIDANDO DA SAÚDE DOS GOLFISTAS

 

Matérias mais recentes
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )