Hoje, nessa era de tantas lives, conteúdos gratuitos e muitos e muitos empreendedores e empresários compartilhando suas historias, você deve ouvir diversas pessoas falando sobre o propósito, missão e valores da sua empresa, que vivem diariamente a cultura implantada, o que isso faz com que ela seja diferenciada, tenha alto valor agregado e estar preparada para a era atual da transformação digital.
E aí?, você pensa.
E a minha empresa? Qual o seu propósito?
Se o propósito for unicamente fazer dinheiro, o mesmo motivo que o influenciou a abri-la será a razão para fechá-la. Por isso, o propósito, alinhado com a missão de transformação para a sociedade e clientes, é tão importante. E vai move-lo a sempre superar desafios, transformações, e ter evolução contínua.
Todos nós criamos um negocio para que seja lucrativo, mas, alinhado a isso, temos de colocar o cliente no centro da equação, e cliente feliz dá mais lucro, sim. Ele se transforma no embaixador da sua marca, compra muitas vezes, indica e sempre dá a alta pontuação nas pesquisas de satisfação.
Vamos falar agora de engajamento de time, cultura empresarial e felicidade no trabalho, analisando o cenário dos colaboradores e de quem trabalha de acordo com a folha de pagamento, que acaba não fazendo “mais do que sua própria obrigação”. No entanto, aqueles profissionais que trabalham por uma “causa” sempre vão além de qualquer limite, com dedicação, lealdade e desempenho, o pertencimento está intrínseco na cultura da empresa e na sua missão.
No mundo dinâmico e competitivo no qual vivemos, há um grupo seleto de empresas que já se deu conta do óbvio: não adianta manter o foco apenas na lucratividade. As companhias que realmente estão mudando a atitude, definindo propósitos corporativos tangíveis, foco no ecossistema, sustentabilidade, sociedade e garantindo bons salários aos colaboradores beneficiam-se cada vez mais. Melhoria nos resultados, maior solidez empresarial, diminuição dos riscos provocados nos períodos de crise ou oscilação drástica do mercado e, principalmente, retenção e desenvolvimento de talentos são alguns desses benefícios.
A fórmula é simples: todas as pessoas desejam fazer algo que tenha um significado maior, que extrapole suas vidas e beneficie um grande número de pessoas.
Pessoas felizes trabalham melhor, rendem mais. Todos necessitam de reconhecimento pessoal, afetivo e profissional. Mais do que isso, precisam saber que suas vidas servem a um propósito maior do que simplesmente sair da cama em busca do pão de cada dia. Isso é psicologia básica, que vemos também na pirâmide de Maslow.
Nada como terminar o dia sabendo que todas as ações implicam que a empresa ofereça produtos ou serviços que agregam valor efetivo aos seus clientes, e que tudo é feito com ética e respeito. E essa prática é mais valiosa do que a busca de resultados a todo custo.
Em alguns casos, estipular objetivos envolve colocar as necessidades de outra pessoa na frente das próprias, o que poderia levar, em curto prazo, a uma diminuição da felicidade e lucros. Entretanto, quando se faz isto, gera- -se uma contribuição que melhora o ambiente ao redor.
Propósito e felicidade são coisas distintas, entretanto, são aliadas, pois pessoas que vivem uma vida com propósitos desfrutam muito mais da alegria de dar e compartilhar com os outros. Sem dúvida, a busca de propósito, e não de felicidade, faz a vida valer muito a pena. No final, a felicidade e o sucesso são passageiros. Duradouro é criar propósito para a própria vida e para a de outras pessoas.
E agora me responda: o que você faz? Porque você faz? Para quem você faz? E como você faz?
Qual o propósito, legado e cultura que fazem os clientes comprarem de você e não do seu concorrente?
Se sua empresa não existir amanhã, qual a história que as pessoas vão contar? Ela foi importante para a sociedade?
Qual história as pessoas vão contar?
Sucesso sempre.
Dicas inspiradoras por Tatyane Luncah