Férias de Julho – Veja nossas dicas de passeio para curtir com a família toda!

Julho é um mês em que muitas pessoas tiram férias e, consequentemente, é um momento muito propício para viajar. Confira, então, nossas sugestões de lugares para viajar em julho e curtir suas férias no Brasil ou pelo mundo!
Período de férias escolares no Brasil, friozinho em muitas cidades do Sul e Sudeste do país, sol em tantas outras áreas… Neve em cidades do hemisfério Sul, com estações de esqui a pleno vapor e verão com direito a ruas animadas em destinos no hemisfério Norte… o cenário é perfeito para tirar férias e aproveitar dezenas de destinos mundo afora.

Férias em julho

Com tanto interesse e procura por viajar nesse época, julho é considerado um mês de alta temporada em vários destinos. Não é o mês mais econômico para viajar, é verdade, e nem mais vazio, mas em muitos lugares as ruas estão alegres e com eventos ocorrendo, transformando completamente a atmosfera das cidades e a experiência da viagem.

Melhores lugares para viajar em julho no Brasil

Você já tem destino para as próximas férias? Reunimos aqui os melhores lugares para viajar em julho no Brasil e com opções para todos os gostos:

Serra Gaucha

Reprodução/Internet

As cidades da Serra Gaúcha, entre elas Gramado e Bento Gonçalves, ocupam o topo da lista dos destinos mais visitados do Rio Grande do Sul. Nos meses mais quentes do ano, quando ocorre a época de colheita das uvas no Vale dos Vinhedos e a programação do Natal Luz de Gramado, turistas de todo o Brasil chegam para curtir os dias de folga na região gaúcha. É no inverno, no entanto, que ocorre a altíssima temporada, quando as baixas temperaturas e até chance de neve em algumas cidades, deixam os passeios na região mais charmosos, seja para experimentar os ótimos vinhos brasileiros ou curtir o romantismo em destinos como Gramado, Canela e Nova Petrópolis.

Gramado e Canela

Reprodução/Internet

Gramado é o destino mais querido dos brasileiros na Serra Gaúcha. A cidade tem eventos e decoração com temáticas diferentes ao longo do ano, como a Páscoa, o Festival de Cinema e o Natal Luz de Gramado, além das dezenas de atrações fixas que divertem turistas de todas as idades.

Passear pelo Lago Negro, visitar o Mini Mundo, caminhar pela Rua Coberta, pela Avenida Borges de Medeiros e pela Rua Torta, visitar o bondinho de Canela, a passarela de vidro Skyglass, o Snowland e os diversos museus, de cera, carros, motos, trem, chocolate… são apenas algumas das possibilidades para uma viagem cheia de atividades. Mas a verdade é que Gramado oferece muito mais: um ambiente charmoso, com bons restaurantes, excelentes opções de hotéis para todos os bolsos, várias fábricas de chocolate e um clima bastante romântico para uma viagem em casal, família ou amigos. Diversão não faltará!

Gramado e Canela são daqueles lugares perfeitos para passar um fim de semana ou mesmo vários dias de férias

Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos

Reprodução/Internet

Bento Gonçalves é a capital brasileira do vinho. São centenas de vinícolas espalhadas na área rural do município e também regiões vizinhas que oferece visitas guiadas, com explicações sobre todos os processos de produção de vinhos e espumantes, passeios em meio aos vinhedos, cursos de degustação e harmonização, além de experiências fantásticas, como piqueniques e pisa de uvas.

Um roteiro por esta região da Serra Gaúcha certamente incluirá o Vale dos Vinhedos, a rota rural Caminhos de Pedra (que conta boa parte da história da imigração italiana para a região no fim do século 19), o passeio com o trem Maria Fumaça e os excelentes restaurantes de Bento Gonçalves.

Brotas (Hotel Areia que Canta)

Reprodução/Internet

Uma exclusiva experiência em hotel de natureza. Preservamos este ambiente onde mais de 200 espécies de pássaros compartilham com nossos hóspedes 300 hectares de áreas verdes com jardins, matas preservadas, lagos e piscinas naturais; além de um rio com corredeiras, várias nascentes de águas límpidas, em especial a renomada nascente da Areia Que Canta. Um hotel de propriedade familiar que oferece a encantadora experiência de conexão com a natureza junto a um alto padrão de conforto, estrutura e serviços.

Jalapão

Reprodução/Internet

Esse é um dos melhores períodos do ano para conhecer a região, por conta da estação seca. Assim, o clima quente e o calor prevalecem, com bastante sol e poucas chuvas, perfeito para apreciar as diversas belezas naturais do destino. Com toda certeza, os fervedouros são um dos principais atrativos do Jalapão. O mês de julho é excelente para visitá-los porque as suas águas ficam limpas e cristalinas, com tons de azulesverdeado.

Paraty

Reprodução/Internet

Paraty é uma cidade extremamente turística e sofre diretamente os efeitos de períodos de férias escolares e feriados prolongados. Será difícil escapar de hospedagens mais caras entre os meses de dezembro e fevereiro, assim como em feriados de Carnaval, Semana Santa, Ano Novo ou qualquer outro que aconteça emendado ao final de semana. Aliás, nos finais de semana, Paraty também é sempre mais cheia. A cidade atrai muitos turistas que a visitam por poucos dias ou fazem viagens de bate e volta a partir de São Paulo e Rio de Janeiro. Sendo assim, espere sempre diárias mais caras e pousadas mais cheias nesses períodos.

VIAGENS INTERNACIONAIS

Orlando e Disney no mês de julho

Reprodução/Internet

Saiba tudo o que acontece em Orlando e Disney no mês de julho. Esse é um dos meses mais cheios por lá, já que é alto verão e férias escolares. Se você planeja ir para Orlando e Disney no mês de julho, não pode deixar de ver nossas dicas. Saiba tudo o que você passará e verá por lá no mês de férias de meio do ano no Brasil e na maioria dos países.

Clima em julho

Espere por muito calor no mês de julho em Orlando, pois é verão nos Estados Unidos. As temperaturas ficam entre 25ºC e 30ºC, e tem uma leve brisa no final da tarde e começo da noite. Cuidado com as chuvas, que também podem aparecer no final do dia. Vale a pena levar uma capa de chuva e um casaco leve. De resto, se jogue nas roupas bem frescas de verão, com muitos shorts e camisetas/blusinhas de tecido leve.

O verão de lá é bem quente e fica impossível não suar durante as caminhadas nos parques. Então, fique esperto e se hidrate a toda hora para não passar mal em sua viagem. Os dias também ficam mais longos, tendo sol das 6h às 20h30.

Parques aquáticos

Reprodução/Internet

Como acabamos de falar, o clima super quente de Orlando no mês de julho é ótimo para aproveitar os vários parques aquáticos da cidade. Você irá se refrescar e ainda aproveitará os belos parques e as atrações super legais deles. A Disney tem dois, o Blizzard Beach e o Typhoon Lagoon. Além deles, tem o famoso parque dos golfinhos, o Discovery Cove.

Lotação em Orlando e nos parques em julho

Espere pela cidade muito cheia caso você vá em julho para lá, ainda mais aos finais de semana. É alta temporada e os parques costumam ficar mais lotados, os hotéis mais caros e os shoppings e outlets sem tantas promoções, embora continuem valendo muito a pena. E não se esqueça de fazer reservas! Por ser um mês cheio, faça com antecedência as reservas de hotéis, do Disney Genie+ e de restaurantes disputados.

Dia da Independência

Reprodução/Internet

No famoso dia 4 de julho ocorre a comemoração da Independência dos Estado Unidos. Eles são bem nacionalistas, então espere por um dia com muita festividade mesmo, dentro e fora dos parques de Orlando. São muitas paradas super bonitas, desfiles e shows que ocorrem pelas ruas da cidade, e uma parada especial envolvendo os personagens da Disney por Orlando.

O show de fogos de encerramento do parque Magic Kingdom fica todo diferente, e os outros parques também contam com programações variadas e especiais para o dia. Vale muito a pena participar das celebrações nos parques, porém lembre-se que eles estarão bem cheios, e provavelmente você não aproveitará todas as atrações nesse dia.

Sounds Like Summer no parque Epcot

Reprodução/Internet

No pavilhão World Showcase do parque Disney Epcot Orlando, o Sounds Like Summer ocorre entre o começo de junho e o final de julho. Ele é um festival com vários shows de bandas que fazem covers de músicas clássicas que já fizeram (ou ainda fazem) sucesso nos Estados Unidos, como as dos Beatles e de Bruce Springsteen. É bem animado e você pode ver toda a programação no site da Disney. Os shows são ótimos e contam com uma super estrutura. Eles são bons momentos para você descansar e até fazer um lanche (tem restaurantes e lanchonetes lá perto).

Jogos de Futebol do Orlando City ou de Basquete da NBA

Reprodução/Internet

Provavelmente o time de futebol de Orlando, o Orlando City, ainda estará em épocas de jogos nesse mês. Aproveite e compre a entrada de algum deles com antecedência pelo site, para ter uma experiência única e totalmente diferente. Vale a pena também acompanhar ao vivo os jogos da NBA. O basquete é um esporte clássico por lá e as partidas são super emocionantes.

Ver um jogo de basquete em Orlando, ainda mais de um campeonato como a NBA, com certeza será algo único e marcante em sua viagem. E assim como os jogos do Orlando City, veja os ingressos bem antes também para as partidas do Orlando Magic (NBA), principalmente se estiver indo em julho, na alta temporada.

Summer Nights no SeaWorld

Reprodução/Internet

Entre os meses de junho e agosto acontece a Summer Night no parque SeaWorld. São diversos shows e apresentações noturnas, principalmente da tão famosa baleia orca Shamu. É mais tempo para ficar lá dentro! E não se preocupe, você não irá pagar a mais por isso: a Summer Night já estará incluída no valor de seu ticket. Aliás, as outras atrações do parque também ficam abertas até as 22h, ou seja, você terá muito tempo para aproveitar as várias montanhas-russas de lá!

Bariloche

Reprodução/Internet

Bariloche, na Argentina, ocupa a 5ª posição entre os destinos internacionais preferidos dos brasileiros para as férias de julho, conforme uma pesquisa divulgada pela Decolar. Com o começo do inverno, as atrações da temporada na cidade argentina já abrilhantam os olhos dos turistas, que ocupam cerca de 70% da rede hoteleira nas duas últimas semanas de junho. A expectativa do governo local e da Emprotur, entidade de fomento ao turismo de Bariloche, é que a taxa de ocupação das hospedagens atinja 90% em julho e agosto, girando em torno de 250 mil pessoas no total e cerca de 50 mil brasileiros.

Cerro Catedral

Reprodução/Internet

Entre a ampla gama de serviços oferecidos na cidade, a que marcou as últimas semanas foi a reabertura do Cerro Catedral, considerado o centro de esqui mais moderno da América do Sul. Conhecido também como Catedral Alta Patagônia, o destino possui 32 meios de elevação, 60 pistas e mais de 120 quilômetros para a prática de esqui e snowboard. O ponto turístico recebe cerca de 600 mil visitantes a cada inverno. Antes da pandemia do coronavírus, aproximadamente 20% dos turistas eram brasileiros. Para este inverno, o local contará com novas pistas de esportes de neve e mais um teleférico quádruplo para subir ao topo da montanha.

Piedras Blancas

Reprodução/Internet

Apesar de o Cerro Catedral ser um dos destinos mais requisitados no inverno de Bariloche, engana-se quem pensa que a cidade argentina se resume a apenas esse ponto turístico. Para quem gosta de aproveitar a neve, em Piedras Blancas, a prática do esqui também é possível. São 3 mil metros de pistas exclusivas para a prática de skibunda, descida de trenós e tirolesa, além de uma pista de snow tubing de 1 mil metros. Outra atração do local é o Parque Euca, que tem 60 jogos e desafios, como pontes suspensas, redes, círculos de aço, tubos circulares de madeira e tirolesas.

Cerro Campanario – entre as melhores vistas do mundo

Reprodução/Internet

Para quem gosta de apreciar as paisagens da região, o Cerro Campanário é bastante requisitado. O lugar é considerado entre os oito com as vistas mais bonitas do mundo, segundo a National Geographic. Com acesso por meio de um teleférico, o topo da montanha conta com vários mirantes, além de uma confeitaria para quem quer degustar bebidas quentes, tortas e doces. Pelo local, é possível observar os lagos Nahuel Huapi e Moreno, a lagoa El Trébol, a península San Pedro, a Ilha Victoria, os cerros Otto, López, Catedral e as árvores da Colonia Suiza.

Circuito Chico

Reprodução/Internet

O caminho mais tradicional para conhecer Bariloche é oCircuito Chico, que, em alguns períodos do inverno, fica vestido de branco por conta da neve. O percurso começa no centro da cidade, segue pela margem sul do lago Nahuel Huapi e passa pela península de San Pedro e o porto Bueno, que possui um mirante. Pelo circuito, ainda se chega à Villa Llao Llao, que concentra o famoso HotelLlaoLlao e o parque municipal (ideal para caminhadas pelo bosque. O passeio ainda contempla a VillaTacule a ponte do arroioAngostura. Pela trilha, háaindaa possibilidade de conhecer a ColôniaSuiza, com chácaras e campings.No Circuito Chico, a visita ao Cerro Capilla também é requisitada, já que o local possui um dos mirantes mais atrativos da cidade.

Gastronomia

Reprodução/Internet

Aos que apreciam aproveitar a viagem para degustar bons pratos, Bariloche também atrai pela gastronomia. Há opções de chocolate quente, chás, cervejas artesanais, diversos tipos de chocolates e doces na Estrada do Chocolate, além de muitos restaurantes com pratos regionais da Patagônia, como cordeiro, truta, defumados e outros tipos de cortes argentinos, como o chorizo.

5 passeios bate volta de carro saindo de São Paulo
Planejando viajar dar uma escapada de São Paulo? Opções de destinos é o que não faltam, principalmente para uma bate volta pelo interior ou litoral. Os roteiros são só um resumo do que as cidades oferecem, mas já dá para ter uma ideia para se divertir.

Campos do Jordão

Reprodução/Internet

Campos do Jordão (167 km de São Paulo) é conhecida como a “Suíça brasileira”. Durante o mês de julho conta com uma programação extensa de música clássica, mas a cidade também é destino ideal para ir no verão. Com clima mais ameno do que o litoral, Campos do Jordão oferece muitas atividades ao ar livre cercada pela natureza da Serra da Mantiqueira.

Tirolesa, patinação no gelo e passeio a cavalo são algumas das atividades disponíveis na temporada.

Ilhabela

Reprodução/Internet

Com 42 praias e mais de 300 cachoeiras, Ilhabela (210 km de SP) atrai turistas todos os anos. Maior ilha marítima do Brasil, a cidade é destino dos amantes dos esportes à vela. Durante o ano diversos eventos são realizados como o Festival Gastronômico e a Semana da Vela, competição realizada há mais de 40 anos.

Por ter mais de 80% de sua área preservada por um parque estadual, Ilhabela é o paraíso para o turismo de aventura.

São Roque

Reprodução/Internet

Conhecida como a “Cidade do Vinho”, São Roque fica a 60 km da capital. Além dos vinhos, a cidade oferece uma variedade de restaurantes e vinícolas com boa infraestrutura para receber turistas.

A maioria das vinícolas e restaurantes fica Estrada do Vinho. Entre as atrações turísticas estão a Capela de Santo Antônio e a Casa Grande do Capitão Fernão Paes de Barros, construções da época dos bandeirantes, feitas de taipa de pilão. Outro destaque e uma pista de esqui e snowboard.

Boituva

Reprodução/Internet

Conhecida como a capital do paraquedismo, Boituva (a 100 km de SP) possui um centro para a prática do esporte com infraestrutura completa e escolas que oferecem o salto. Outro atrativo é o passeio de balão. Do alto é possível ter uma vista incrível da região. É necessário agendar o passeio com antecedência.

Águas de Lindóia

Reprodução/Internet

A cidade é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais. Destino para quem busca tranquilidade, Águas de Lindóia fica a 180 km da capital paulista e oferece uma ótima infraestrutura de hotéis e restaurantes. Uma das atrações é o Thermas Park, parque aquático com várias piscinas, toboáguas gigantes, entre outros, onde é possível passar o dia inteiro.

Matérias mais recentes
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )