Não é para menos. Além de todos os títulos e formações que possui, Marcelo é autor de mais de uma centena de artigos citados e dezenas de textos publicados em formato impresso ou digital.
Nascido no Rio de Janeiro, Gleiser teve despertada sua curiosidade pela ciência por meio da admiração da natureza, que se tornou o foco da sua pesquisa.
Ele analisa o surgimento de estruturas complexas da natureza para descobrir o sentido do mundo e nosso lugar no grande esquema das coisas. Para isso, faz questões fundamentais relacionadas ao que chama de “três origens”: a origem do universo, a origem da matéria e a origem da vida na Terra e em todos os lugares do cosmos.
Em seus textos para a mídia e nas participações em séries televisivas, Marcelo Gleiser mostra como as mais complexas teorias estão interligadas ao cotidiano, sendo não apenas um divulgador da ciência, mas também um divulgador do interesse pela ciência. Sua postura agregadora e antirradical reúne diversas áreas do conhecimento e faz desse brasileiro um dos principais intelectuais públicos no País.