A insegurança não é um sentimento que simplesmente aparece do nada, na verdade, ela é a percepção de vários sinais que vão se somando durante seu relacionamento. No entanto, mesmo que você não veja motivos concretos para ficar insegura, está na hora de cuidar desse sentimento. Mas, se houver motivos bem claros para sua insegurança, ou provas de algum comportamento que faça realmente sentido, converse com seu parceiro sobre isso, e tente fazer com que ele mude de atitude.
Veja algumas sugestões para lidar com a insegurança sem motivo.
Invista em você, e eleve a sua autoestima!
Se você acha não haver nada de errado em você na relação, este é o melhor momento para investir em você mesma e não depender do seu parceiro para tudo. Pense em tirar umas horinhas para você curtir o que gosta. Cuide mais de sua aparência, comece aquele hobby que você vem adiando, ou um curso que sempre quis fazer, e nunca decidiu. Seu parceiro irá perceber que você passou a ter vida própria, e vai sentir-se menos sufocado com suas atitudes inseguras. Entenda que você só irá se libertar da dependência e dos pensamentos de insegurança, com atividades fora do relacionamento.
O ciúme não deve interferir na relação
O ciúme é o grande vilão da insegurança. Pode começar com uma discussão, um sentimento de desconfiança, e acabar em uma verdadeira ‘bola de neve’. Quando ele vai além dos limites e passa a monitorar seu parceiro, isso pode ser destrutivo na sua relação. Por isso, pare de viver 24 horas pensando no seu relacionamento e comece a sair com suas amigas, assista aquela série que seu parceiro não gosta de assistir com você e dê mais atenção a sua família. Isso relaxa sua mente, reduz sua insegurança e principalmente, o ciúme. Se for preciso, tenha uma conversa franca com seu parceiro e caso ele te convença não haver motivos para o ciúme, afaste esta ideia de sua cabeça e livre-se deste sentimento corrosivo.
Não queira ser a prioridade sempre!
Quando duas pessoas adultas se relacionam, trazem o passado em sua bagagem, pois antes de vocês se relacionarem, cada um teve suas atividades e amigos. Desta forma, se o seu parceiro não faz de você uma prioridade o tempo todo, não se preocupe. Do mesmo jeito que você tem que plantar sua própria vida sem depender do relacionamento, é ideal que o seu parceiro também a sua privacidade
Isso não significa que ele vai te amar menos, apenas deixe de lado o sentimento de que você precisa ser a prioridade o tempo todo. Mas, se mesmo assim você continuar sentindo-se insegura, a dica é a mesma: converse com ele sobre isso, pois afinal, ele também tem família, profissão e outras atividades, que nem sempre inclui você e isto é perfeitamente natural.
Mantenha suas expectativas com o ‘pé no chão’.
Todo relacionamento conta com duas pessoas com virtudes, defeitos, bons e maus momentos. Não existe receita de relacionamento sem brigas ou conflitos, no entanto, mantenha suas expectativas com o parceiro, na realidade. Em fases mais difíceis, não espere mudanças drásticas de comportamento, bem como, nas fases boas, não espere declarações de amor fenomenais. Nunca tenha a expectativa, que seu parceiro possa te dar mais do que é capaz, seja em fases boas ou ruins.
E mais uma vez, isso só vale se você estiver insegura, sem motivos concretos. Se você percebeu, uma mudança radical no seu parceiro, ou até tenha provas de algo que deixou você insegura, é hora de ter uma conversa séria com o parceiro, e achar uma solução juntos.
Agora, se você não está conseguindo ter um diálogo, entre em contato comigo.
Tenho certeza que juntas, vamos resolver este seu sentimento de insegurança.
Instagram: @magamenezes.oficial