Escolas de Barueri recebem cinematecas gratuitas

Projeto cultural entrega estrutura com acervos literário e audiovisual para duas instituições do município

Divulgação

Em sua terceira edição, “Cinema Escola & Vida 3” tem o objetivo de preservar e difundir a literatura e o audiovisual por meio das cinematecas. Para tanto, o projeto confecciona e doa estruturas de cinema integradas à biblioteca para escolas públicas, instituições e espaços culturais, a fim de proporcionar acesso à leitura e sessões de cinema de forma gratuita e irrestrita ao seu público-alvo e tendo como papel secundário o estímulo ao desenvolvimento cognitivo e exercício da socialização, iniciativa e criatividade.

Nesta semana, as ações do projeto chegaram a Barueri (SP). As EMEFs Prefeito Nestor de Camargo e Estevam Placêncio receberam as estruturas, beneficiando mais de duas mil crianças que terão contato com o acervo. Cada estrutura integrada conta com 150 livros de diferentes obras infantis e 40 mídias de DVD, além de sistema de som compacto e uma obra literária em braile. Alocada em um container praticável com base em aço, MDF e madeira maciça, as cinematecas são entregues com prateleiras para acomodar os livros, ponto de energia, projetor, alto falantes e tela de projeção.
Devido a pandemia e seus protocolos de restrição, no momento a entrega dos acervos acontece com a presença limitada de público. “Nossa intenção é antecipar a entrega das estruturas, a fim de que as instituições estejam preparadas para a chegada das crianças em um futuro breve. Dessa forma, assim que os encontros presenciais forem retomados, os pequenos poderão ter acesso imediato ao acervo”, pontua o supervisor de eventos, Ewerton Silvino.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Cinemateca Escola & Vida 3” é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura, com produção da Incentivar e patrocínio da Epson – empresa que tem entre seus princípios o de ‘prosperar com a comunidade’. “A iniciativa contempla dois grandes vetores da nossa filosofia, que são apoiar e fomentar a educação e irradiar a prosperidade às comunidades onde a Epson estiver inserida – neste caso, além de nossa sede estar localizada em Barueri (SP), os colaboradores da Epson puderam indicar instituições de ensino, reforçando os laços com a população local. E para além da estrutura cultural e didática, a cinemateca conta com projetores, que estão entre os recursos mais avançados que desenvolvemos para uma aprendizagem imersiva e cativante”, diz Henrique Sei, Diretor-Presidente da empresa.

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )