Empresas de Osasco participam de ação do Sebrae-SP em Nova York

Missão empresarial vai visitar a Summer Fancy Food Show e mais de 30 estabelecimentos para conhecer as tendências globais

Divulgação

Visitar uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do mundo, a Summer Fancy Food Show, além de uma série de estabelecimentos para conhecer as tendências globais fazem parte da programação da Missão Empresarial promovida pelo Sebrae-SP em Nova York, de 11 a 18 de junho. Vinte empresários do Estado de São Paulo participam da ação em busca das novidades do setor, exemplos de gestão de crise durante e pós-pandemia e oportunidades de exportação. No grupo, estão presentes: Thiago Benedetti, da Smart Burger, e Tania Sales Marques, da Taps Consultoria.

A Summer Fancy Food Show é uma das mais importantes feiras mundiais do setor e vai mostrar produtos, tendências e ingredientes que estarão nas prateleiras dos supermercados, nos serviços de restaurante e na casa dos consumidores nos próximos meses, anos e décadas. Estão previstos mais de 200 mil produtos de 2,8 mil expositores de 54 países. A feira ocorre de 12 a 14 de junho, no centro de exposições Jacob Javits Center.

Para esta edição, o Sebrae-SP selecionou 20 empresários, donos de pequenos negócios da alimentação, como restaurantes, hamburguerias, padarias, frutarias, pub, cervejaria e indústria de chocolates. Thiago Benedetti tem a Smart Burger há 12 anos em Osasco e também abriu unidades em Carapicuíba e Jaguaré, além de uma boutique de carnes para fornecimento para outras hamburguerias e fazer parte de um grupo que dá aulas pelo Brasil sobre como abrir uma hamburgueria. “A expectativa é ir em busca de networking, conhecer tendências e buscar informações sobre como expandir”, afirma Benedetti, que tem planos de investir fora do Brasil.

Tania Sales Marques atua na área de organização de eventos e consultoria na área societária. “A missão vai agregar na organização de eventos e na busca de tendências na área de gastronomia, além de todo o networking envolvido”, conta.

De acordo com a última pesquisa do Sebrae-SP sobre o impacto da pandemia nos pequenos negócios, os serviços e indústrias de alimentação estavam em ritmo de recuperação. No caso dos serviços, a queda do faturamento chegou a 66% no início da pandemia, e a indústria, a -60%. Entre o fim de abril e começo de maio, as reduções estavam em 27% e 18%, respectivamente.

“Nosso compromisso é apoiar os empreendedores a construir negócios relevantes e sustentáveis. Nesta missão vamos em busca de novos conhecimentos, experiências e parcerias para garantir o aprimoramento das empresas do setor de alimentação fora do lar, para que tenham competitividade e continuem sua jornada de reconstrução pós pandemia”, afirma Tirso Meirelles, presidente do Sebrae-SP.

Além da participação na feira, a programação da missão inclui mais de 30 visitas técnicas guiadas em estabelecimentos de alimentação, restaurantes e varejo de Nova York. A agenda foi dividida por temas. No dia 15, o grupo vai visitar negócios que sobreviveram à pandemia para entender quais alternativas os empreendedores buscaram, com destaque para os estabelecimentos do Chelsea Market, referência no mercado de alimentação e varejo.

“Os empresários terão a oportunidade de não só conhecer as tendências, mas também ouvir dos empreendedores locais como sobreviveram à pandemia. E os especialistas do Sebrae em alimentação, varejo e internacionalização vão ajudar o empreendedor brasileiro a colocar em prática tudo que foi visto em Nova York, levando em consideração os aspectos regionais e de mercado”, destaca Ivan Hussni, diretor-técnico do Sebrae-SP.

O objetivo do dia 16 é apresentar as inovações no varejo alimentício com visita ao Stew Leonard´s e Whole Foods. O dia seguinte será dedicado ao Brooklin, com destaque para os serviços de alimentação, modelos de negócios adaptados às tendências do consumidor e aprofundamento do conhecimento de negócios locais e suas capilaridades.

Os empreendedores também participarão de um hackathon, uma dinâmica para entender o que pode ser feito nos seus próprios negócios a partir das visitas e tendências conhecidas. Após a missão, os participantes seguem com acompanhamento dos consultores do Sebrae-SP para aplicação das tendências em seus negócios.

Negócios 

As empresas participantes são: Pork Angus, de Cristais Paulista; Casa da Esfiha Mesa do Califa, de Guarulhos; Don Mantelli, de Marília; Smart Burger e Taps Consultoria, de Osasco; Pão do Parque, Eat Restaurante e Baianí de São Paulo; FCB Gastro Pub e Cerveja Cão Loko de São José dos Campos; e Marlinda Bolo de Rolo, de Taubaté.

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