Empreendedor? Tenha um conselho administrativo

"O conselho é responsável por fornecer a você, diretor, o conteúdo e o diagnóstico de sua empresa, facilitando o planejamento de novas estratégias"

Ilustrativa

Não importa qual o tamanho da sua empresa, se você começou a empreender ou se tem um negócio há anos, o conselho administrativo é uma parte essencial para quem deseja se desenvolver e evoluir.

O conselho administrativo é uma organização de pessoas que verificam periodicamente as finanças da empresa. Elas ajudam a pilotar a máquina quando surge a turbulência. Mas, mais do que isso, o conselho é responsável por fornecer a você, diretor, o conteúdo e o diagnóstico de sua empresa. Assim, tanto o planejamento de novas estratégias como a tomada de decisões acabam sendo mais fáceis e acertadas.

Formato do conselho administrativo
Como já comentei, não importa o tamanho ou o ramo do seu negócio. Claro, cada área tem as suas especificações, mas o recomendado, em um âmbito geral, é criar um conselho com no mínimo cinco, e no máximo 11 pessoas.

É muito importante que esse conselho seja formado por pessoas de áreas diversas, com expertises diferentes, para, justamente, trazer uma variedade de pontos de vista e abranger todas as áreas essenciais da sua empresa.

Por exemplo: ter especialista em finanças, na área jurídica e também de análise de riscos. Outra dica é garantir que os membros do conselho administrativo da sua empresa não estejam ligados aos interesses de algum acionista, caso você possua acionistas. Também, que os conselheiros estejam alinhados aos princípios e valores da empresa. Por exemplo, sou CEO do Instituto Gente, uma empresa voltada à educação, à realização de cursos, e à transformação de vidas. O nosso foco principal é ajudar as pessoas a alcançarem o seu máximo potencial, a realizarem os seus sonhos. Os profissionais que fazem parte do meu conselho estão alinhados a esses valores.

Tenha sempre em mente que, na prática, esse conselho vai atuar como um grupo de mentores, aptos a dar o suporte de que você e o seu negócio precisam. É por isso que eu lhe indico, mesmo que esteja começando o negócio: forme um conselho administrativo e garanta que o seu empreendimento cresça de maneira saudável.

Dica do mês

Título: Nova Lógica do Sucesso
Autor: Roberto Shinyashiki
Editora: Gente
Preço: R$ 27

*PREÇOS PESQUISADOS EM OUTUBRO DE 2020

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )