“Dia D” de mobilização contra Influenza e Sarampo neste sábado

Divulgação

Neste sábado (30 de abril) está programado o “Dia D” de vacinação contra Influenza e Sarampo em todo o Estado de São Paulo. Em Barueri, a campanha é promovida pela Secretaria de Saúde e é voltada principalmente para as crianças que estão na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores do setor de saúde e idosos com mais de 60 anos (estes últimos apenas para a vacinação contra Influenza).

A iniciativa faz parte da Campanha Nacional contra Influenza e Sarampo, do Ministério da Saúde, e tem por estratégia atingir a meta de 90% das pessoas com indicação para serem vacinadas. Assim, a Secretaria de Saúde vai mobilizar o atendimento ao público neste sábado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), no polo do Centro de Eventos e em dois postos volantes nos seguintes moldes:

UBSs e postos volantes vacinarão das 8h às 16h e aplicarão apenas as vacinas contra Influenza e Sarampo no público-alvo preconizado (crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da Saúde e idosos com mais 60 anos).

O Centro de Eventos vacinará das 8h às 17h e aplicará apenas as vacinas contra Influenza e Covid-19 no público-alvo, citado acima (a vacina da Covid-19 está disponível para todos os públicos aptos à 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses).

Postos volantes
Serão disponibilizados dois postos volantes em Alphaville e na Aldeia da Serra das 8h às 16h. Confira endereços na tabela abaixo.

De acordo com o documento técnico que norteia a ação, como as campanhas coincidem com a vacinação contra a Covid-19, não é necessário um intervalo entre as doses para os maiores de 18 anos.

Vacinação continua
O Dia D é uma ação para intensificação da campanha de multivacinação. A imunização contra o Sarampo está ocorrendo desde o dia 4 de abril e vai até o dia 3 de junho de 2022 em todas as UBSs da cidade, de segunda a sexta durante seus horários de funcionamento.

A vacinação contra a Influenza está iniciando sua 2ª etapa no dia 30 de abril ampliando a imunização para crianças de seis meses a menores de cinco anos. Também está ocorrendo em todas as UBSs da cidade e também no polo do Centro de Eventos, juntamente com a vacinação contra a Covid-19.

Certificação do sarampo
Conforme Tania Mayumi Koyama Honda, responsável pela vacinação da Vigilância em Saúde de Barueri, “não houve registros de casos de sarampo neste ano na cidade, mas temos casos em São Paulo e em 2018 o Brasil perdeu o certificado de país livre da doença. O plano é retomar a certificação concedida pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde)”.

Sobre a Influenza, Tania ressalta que é importante tomar a vacina todos os anos em razão das mutações sofridas pelo vírus transmissor da doença.

Doenças graves
Tanto a Influenza quanto o sarampo são doenças graves que podem levar a óbito. No caso da Influenza, trata-se de uma doença respiratória infecciosa de origem viral, com elevada taxa de transmissibilidade, podendo se disseminar com facilidade em epidemias sazonais, chegando até a causar pandemias. Já o sarampo é uma doença infecciosa, aguda, também extremamente contagiosa, que pode levar a óbito, principalmente em crianças de até um ano de idade.

Locais de vacinação neste Dia D:

Região leste Endereço de entrega Horário de atendimento ao público
UBS Armando Gonçalves de Freitas R. Padre Cícero Romão Batista, 155 – Parque Imperial 8h às 16h
UBS Amaro Jose de Souza Rua Petrolina, 178 – Jardim Mutinga 8h às 16h
UBS Maria M. de Macedo R Vicente Nunes Ribeiro, 294 – Jardim Santa Cecília 8h às 16h
UBS Benedito Oliveira Crudo R. Carlos de Campos, 82 – Boa Vista 8h às 16h
UBS José Francisco Caiaba Av. da Aldeia, 230 – Aldeia de Barueri 8h às 16h
Região oeste    
UBS João Siqueira R. Canal da Mancha, 259 – Jardim Regina Alice 8h às 16h
UBS Pastor Rossi R. Antonio Santo, 195 – Jardim São Silvestre 8h às 16h
UBS Dra. Elizabeth Izilda Duleba R. Paraíso, 101 – Chácaras Marco 8h às 16h
UBS Hermelino Liberato Filho Praça Senador Teotônio Vilela, s/n – Jardim Belval 8h às 16h
UBS Dra. Kátia Kohler R. Maria de Fatima, 511 – Engenho Novo 8h às 16h
UBS Pedro Izzo R. Evereste, 26 – Jardim Esperança 8h às 16h
Região sul    
UBS Raquel Sandrini Ruela  R. Giovani Atíllio Tolaini, 37 – Jardim Maria Helena 8h às 16h
UBS Maria Francisca de Melo Estr. dos Pinheiros, 523 – Pq. Viana 8h às 16h
UBS Hélio Berzaghi Av. Marginal Direita, 486 – Jardim Paulista 8h às 16h
UBS Adauto Ribeiro Av. Zélia, 950 – Parque dos Camargos 8h às 16h
UBS Edini Cavalcante Consoli + UBS Vince Nemeth Rua Joao Cabral de Melo Neto, s/n – Jardim Tupã 8h às 16h
UBS Júlio Lizart R. Orinoco, 137 – Vale do Sol 8h às 16h
Posto volante    
Condomínio Morada dos Pássaros Av. dos Pássaros, 192 – Aldeia da Serra 8h às 16h
FIEB Unidade Alphaville – EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas Av. Andrômeda, 500 – Alphaville Empresarial 8h às 16h
Polo de Vacinação    
Polo Centro de Eventos Av. Sebastião Davino dos Reis, 672 – Jardim Tupanci 8h às 17h

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )