Hoje o mundo te cobra criatividade e irreverência, não importa qual seja a sua profissão você tem que se manter atualizado e se renovar sempre. Mas como fazer isso sem se pôr em risco?
Já ouvi falar do termo: modelar?
Modelar alguém ou algo é ter um modelo para seguir, mas transformando em uma obra sua com as suas experiências e histórias. E isso não é a mesma coisa que copiar, imitar fielmente algo.
Se você por algum motivo se perder em uma floresta, irá preferir desbravar a mata ou seguir uma trilha segura? Por que se mirar em quem está no topo?
Existe uma frase muito famosa: no mundo nada se cria, tudo se copia. Eu acredito que deveríamos trocar o copiar por modelar. Isso existe em tudo desde sempre.
Os maiores inventos vieram da observação. Nós como seres humanos estamos sempre tentando nos aperfeiçoar e a modelagem é exatamente isso.
Os Beatles se inspiraram no Elvis Presley e a partir daí criaram o seu estilo próprio, revolucionário e irreverente.
A moda se revisita sempre, todas as tendências são inspiradas em trends passadas repaginadas.
Há alguns anos decidi aprender a jogar tênis, e para isso procurei inspiração entre os tenistas profissionais e o que mais me identifiquei foi o André Agassi, então todas às vezes que entrava em quadra tentava agir como ele, pensar como ele e assim reduzindo os meus erros.
Isso vale para outros casos. Você quer ser escritor, quem melhor para você modelar que o Paulo Coelho que com o seu estilo e jeito de pensar se tornou um dos autores mais vendidos de todos os tempos?
Todas as ideias vêm de algum lugar, tudo o que vivenciamos e experienciamos é armazenado no nosso cérebro para ser usado como fonte de inspiração. Se é assim, porque não fazer isso de forma consciente e com propósito?
Mas lembre-se que a modelagem é só um ponto de partida. É de extrema importância sempre imprimir a sua marca pessoal.