Todas as pessoas querem ser felizes e ter sucesso na vida. O problema é que esses dois atributos – felicidade e sucesso – são conceitos abstratos. O que é felicidade? O que é sucesso?
Em primeiro lugar, a pessoa deve definir o que é “sucesso” para ela. Só a partir disso poderá buscar o “seu” sucesso. Para chegar a essa definição, responder a algumas perguntas, tais como: – Qual meu objetivo na vida? Onde quero chegar? Como quero ser vista, reconhecida e percebida pelas pessoas que mais admiro e pela sociedade? Qual é o meu verdadeiro conjunto de crenças e valores? A quem eu desejo servir? Qual a especialidade pela qual quero ser reconhecida?
Ao responder a essas perguntas, a pessoa perceberá que ela possui uma “marca” que são os atributos pelas quais é vista e reconhecida. E, em seguida, deve se perguntar: -A marca que tenho hoje é a que gostaria de ter? Se a resposta for “sim”, ela deve fazer um planejamento de vida para reforçar esses atributos de sua marca pessoal. Se a resposta for “não”, a pessoa terá de planejar a construção de sua marca como gostaria que fosse percebida pelo seu “mercado”.
Já a palavra “crise” vem da raiz grega krie que significa peneirar, distinguir, discriminar. Assim, crise significa “peneira”, e o que a peneira faz é separar o bom do que é ruim; o que serve do que não serve. É a mesma origem da palavra crivo que separa um jato d’água em jatos menores; e da palavra criticar, que significa separar, analisar.
A verdade é que todos nós estamos constantemente sendo “peneirados” pelo nosso mercado. Em tempos bicudos, a malha da peneira fica mais fina e só passará quem for realmente muito bom. É por isso que, principalmente em tempos de crise, temos de ser melhores, mais competentes, servir ainda melhor nossos clientes, para que possamos passar pela “peneira” da crise.
Dessa forma, fica claro que, para uma pessoa obter sucesso em tempos de crise, ela precisa ter um valor diferenciado, o que chamamos Proposta Única de Valor (PUV), que o mercado reconheça, e que, assim, pague mesmo em tempos difíceis. Então, a pergunta que temos de nos fazer é: – Qual a Proposta Única de Valor que oferecemos ao nosso mercado (às pessoas que queremos servir)? Só obteremos sucesso, ainda mais em tempos de crise, se tivermos essa diferença de valor que o nosso mercado se disponha pagar.
Para construir a nossa Proposta Única de Valor, que nos diferenciará e nos fará vencedores, precisamos responder às perguntas que fizemos nos parágrafos anteriores, que faço questão de repetir: – Qual meu objetivo na vida? Onde quero chegar? Como quero ser vista, reconhecida e percebida pelas pessoas que mais admiro e pela sociedade? Qual é o meu verdadeiro conjunto de crenças e valores? A quem eu desejo servir? Qual a especialidade pela qual quero ser reconhecida? Enfim, qual é a minha “marca” e como gostaria que ela fosse? Etc.
Assim, para alcançar o sucesso, uma pessoa deve construir uma marca pessoal de valor e lembrar que sucesso é um trabalho constante, uma coerência de vida, uma proposta realmente de valor, uma corrida sem linha de chegada.
Pense nisso. Sucesso!
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*Preços pesquisados em janeiro de 2021
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