Como lidar com as frustrações

Duvide e critique pensamentos negativos de incapacidade e determine que não se sentirá mais assim. Deixe de ser um carrasco de si mesmo.

imagem: Ilustrativa

A primeira atitude que um ser humano precisa ter para desenvolver resiliência (capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças e superar obstáculos) é saber que jamais deve se curvar à dor e introjetar que é um caso sem esperança, ou que as mazelas da vida humana se perpetuarão. Deve, sim, crer que é possível transformar os sofrimentos em nobres aprendizados, mesmo quando o mundo desaba sobre nós.

Superando erros do passado
Não é possível mudar o passado. Mas, sim, aprender a utilizar as ferramentas da gestão da emoção para reciclar o presente e mudar o seu futuro. O que não se pode fazer é nutrir um sentimento de culpa atroz por um erro que cometeu. Ao contrário, o sentimento de culpa mais brando estimula o eu a corrigir rotas. Quando esse desgosto é intenso, ele é estrangulador do prazer de viver. Por favor, nunca se puna excessivamente.

Aprenda com a falha a dar o melhor de si; abrace mais, faça três elogios por dia a quem você ama. E lembre-se de que você é um ser humano imperfeito entre pesso as imperfeitas. Use a sua dor, use sua crise, sua estupidez passada para aprender e transformar o seu mundo.

Frustração e estafa emocional
O pensamento não é concreto, ele é virtual. Mas somos virtuais ou somos reais? Somos reais. Porque, embora o eu utilize o pensamento virtual, para pensar no futuro ou resgatar o passado, o eu está no meio, na transição entre o virtual e o real. Você é real, porque o seu eu materializa os pensamentos no território da emoção.

A estafa emocional chega quando você dá credibilidade a um pensamento virtual negativo como “as pessoas não gostam de mim”, “não tenho capacidade”; quando você dá crédito a isso, materializa o pensamento virtual e ele se torna sua realidade. Por esse motivo é importante a utilização da técnica DCD (duvidar, criticar, determinar) para proteger a sua emoção. Duvide de qualquer pensamento de incapacidade, critique e determine que não se sentirá assim. Se não agir dessa forma, será um carrasco de si mesmo, como o são milhares de pessoas no mundo todo.

Romance com sua própria história
A pessoa que possui baixa autoestima não tem proteção emocional. Pequenos problemas causam impactos muito grandes. Tem pouca tolerância à frustração. Então, manter uma autoestima elevada é importante para lidar com as frustrações. Aprenda a cobrar menos de si e a se elogiar; assim você vai irradiar alegria, inspiração e otimismo, e as pessoas serão contagiadas por você.

Dica do mês

Título: Nunca Desista dos Seus Sonhos
Autor: Augusto Cury
Editora: Sextante
Preço: R$ 32,90

*Preços pesquisados em abril de 2020

COMO LIDAR COM AS FRUSTRAÇÕES? DR. AUGUSTO CURY ENSINA A TRABALHÁ-LAS E TAMBÉM A PROTEGER A EMOÇÃO, E A VER AS DECEPÇÕES VER POR OUTRO ÂNGULO.

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )