Como começar uma palestra do jeito certo.

Ilustrativa

O que fazer antes de uma apresentação poderosa?

Como sou palestrante há muitos anos, eu já desenvolvi uma série de técnicas pré-apresentações.

Mas a dica mais valiosa que posso te dar é: Se Planeje.

Um planejamento completo, uma rotina bem-feita e seguida de verdade é a resposta para as suas angústias e inseguranças de pisar no palco.

Você precisa se preparar sempre, eu não estou falando apenas de estudar e escrever o roteiro da sua fala. Estou falando em se preparar de corpo e alma. 

Desde saber quem é o seu público, quem irá te ouvir. Até coisas bem básicas, como planejar o seu dia para que ele seja o menos estressante o possível.

Um exemplo: quando tenho uma palestra e ela é em outro estado, ou tenho que fazer algum deslocamento maior eu chego um dia antes, porque eu sei que esse tipo de situação é estressante, então eu evito.

Se eu sei que é agitado eu não poderei dar o meu melhor, que o resultado não será tão satisfatório, por que não me preparar antes?

Outro exemplo, você não deve ir conversar com o seu filho que fez algo de errado, irritado. Porque será incapaz de controlar as suas emoções e ao invés de resolver e criar uma solução, tomará atitudes precipitadas provocando um estresse muito maior.

Para uma apresentação perfeita faça um bom planejamento, completo. Pense no que precisa falar, como falar e pratique. Programe o que vai vestir e que imagem pretende passar. Como chegar ao local, com antecedência e evite imprevistos.

Se um imprevisto aparecer, o que na maioria das vezes acontece, mantenha a calma e respire fundo. Tenha segurança no seu planejamento. 

Crie um sistema, uma rotina para os dias importantes. E o principal confie em si mesmo. 

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )