Combinação perfeita de vinhos e fondue!

Reprodução/Internet

Amantes de queijo e vinhos, uni-vos! O fondue é o prato a partilhar, e há muitos vinhos que combinam bem com este delicioso prato!

De uma área para outra os ingredientes e receitas mudam, mas a boa notícia é que se você preparar um fondue você pode desarrolhar vinhos brancos e tintos!

Pouca história e muito consumismo na panela de fondue queijo raro em vinho branco, só surgiu no início do século XX, quando várias regiões da Suíça francófona disputavam o primado do autêntico fondue, baseado na mistura de queijos.

A promoção do fondue como especialidade do DOC suíço remonta à década de 1930, com os esforços feitos para vender o excedente de queijo duro.

A fama internacional do prato recebeu um impulso decisivo a partir de sua apresentação na Exposição Universal de Nova York em 1940. Sua difusão em toda a Suíça será reforçada pela comercialização de preparações industriais prontas para uso a partir da década de 1960.

Assim como a pizza, o fondue permite infinitas variações, tanto no conteúdo da panela (queijo misturado com vinho ou vários líquidos, óleo, caldo, chocolate), quanto nos acompanhamentos (pão, batatas, carnes, peixes, legumes, frutas). 

As respostas possíveis são muitas e podem ir do vinho tinto ao vinho branco.

Esta preparação de queijo é sinónimo de alegria e convívio e juntamente com uma boa garrafa de vinho vai aquecer uma bela noite de inverno com os amigos. Há duas sugestões principais: o vinho não deve apresentar acidez acentuada e nem notas amadeiradas. Por estas razões, se você decidir ir com vinho branco sem carvalho, um Chardonnay da américa do sul, um Riesling Alemão ou Francês ou até mesmo um Pinot Grigio Italiano será sempre uma solução feliz em combinação com fondue. Com o vinho tinto, além das mesmas regras do branco, é necessário um cuidado extra: o tanino não deve ser excessivamente marcado. E por isso que um belo Sangiovese da Toscana, ou um Cabernet Franc frutado do Vale do Loire ou um elegante Pinot Noir da Borgonha, delicado e agradavelmente intenso, será para você a escolha para a harmonização ideal entre vinho e fondue que também podem ser muitas outras por isso crie a sua combinação perfeita.

Mauricio Costa

 

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )