Em parceria entre a AREA e Conseg Alphaville, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri e Demutran, foi criada a campanha “Esmola Perpetua a Criança na Rua”, com o objetivo de melhorar a situação das crianças e adolescentes, incluindo-as efetivamente na sociedade.
A ideia surgiu em vista dos relatos de casos de exploração infantil e mendicância feitos por munícipes durante as reuniões mensais do Conseg, a partir do segundo semestre de 2019. Por se tratar de um assunto que envolve menores em situação de risco, com números em crescimento, foram contatados os órgãos competentes: Conselhos Tutelares, Cras – Centro de Referência da Assistência
Social do Jardim Mutinga, Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Sads – Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em busca de solução.
Campanha inclusiva
O trabalho em conjunto resultou na presente campanha, que tem como princípio buscar o apoio da comunidade para melhorar a situação dessas crianças, para que fiquem mais seguras em suas casas, escolas e áreas de acolhimento, e assim possam construir um futuro melhor.
Apesar de o Conseg ser um órgão do Governo do Estado de São Paulo, tudo é feito de forma voluntária, com apoio da Prefeitura de Barueri e da iniciativa privada. A presidente do Conseg, Gislane Gandra Lima, destaca: “esta é uma campanha inclusiva, que tem como objetivo principal inserir a criança e o adolescente na sociedade de forma efetiva, por meio da educação e do ensino realizados com apoio da família e da escola, e não com o trabalho infantil”.
Ações planejadas
Em Alphaville, os locais com maior incidência de menores e adolescentes pedintes são o cruzamento da alameda Araguaia com avenida Piracema, em ambos os sentidos, na alameda Mamoré (rotatória em frente ao Residencial 1) e na alameda Araguaia (sob o novo viaduto, em ambos os sentidos).
As ações planejadas para esta campanha consistem em abordagens feitas por agentes da Prefeitura de Barueri, com apoio do Demutran e da GCM, nos semáforos com maior concentração de crianças e adolescentes pedintes. Os condutores dos veículos recebem o folheto da campanha acompanhado de um saquinho com balas, simbolizando o trabalho infantil. Os impressos também estarão disponíveis nos condomínios, residenciais e comércio local, além das mídias sociais. Qualquer ajuda deve ser feita às instituições que acolhem ou trabalham com crianças em estado de vulnerabilidade. Além disso, foram colocadas faixas com a seguinte frase: “a esmola não tira a criança da rua. Rouba suas chances de um futuro melhor”.
Colabore você também
Caso verifique crianças ou adolescentes pedintes, a orientação é para que o munícipe entre em contato com os órgãos públicos competentes e relate a situação, principalmente no caso de exploração infantil.
AREA Alphaville
Pç. Oiapoque, 333. Tel.: (11) 4191-2300 | Facebook.com/alphavillearea | Instagram@arealphaville | www.area-alphaville.org.br
Tenha mais informações sobrea campanha “a esmola não tira a criança da rua”
http://conseg-alphavilletambore.org.br/campanha-a-esmola-perpetua-a-crianca-na-rua/