Barueri recebe prêmio “Cidade Amiga dos Animais”

Reprodução/Internet

O prêmio “Cidade Amiga dos animais”, promovido pela ONG Proteção Animal Mundial, teve os vencedores de sua segunda edição divulgados esta semana. Destinado a identificar e reconhecer estratégias usadas por governos latino-americanos para lidar com populações caninas e felinas, tem como principal premiação R$25.000,00 a ser destinado a compra de equipamentos veterinários ou treinamentos para profissionais, além de ter as dez melhores estratégias publicadas em um livro digital. Das nove cidades reconhecidas este ano, sete são brasileiras.

Com práticas que se aproximam do ideal de cuidado animal apresentadas em canais de Sky TV como Animal Planet, a capital do Paraná, Curitiba, venceu as categorias “Estruturas e políticas efetivas e sustentáveis” e “Prevenção e atendimento a maus-tratos contra animais” e se destacou em outras quatro, levando o prêmio máximo.

Já as cidades paulistas de Jundiaí e Barueri, venceram as categorias “Controle da densidade populacional e da taxa de renovação” e “Gestão eficiente de instalações de triagem e realocação (abrigos, canis, gatis, lares temporários)” respectivamente. A capital, São Paulo, foi premiada com “Ideia inovadora para promoção do bem-estar” ao lado de Maringá, no Paraná.

O que permitiu que Barueri fosse vencedora nesta categoria foi o trabalho desempenhado pelas duas unidades do Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad), da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente.

O Prêmio Cidade Amiga dos Animais faz parte do programa “Animais em comunidades” do Proteção Animal Mundial e conta com o apoio da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC / ITEC), do Conselho Federal de Medicina Veterinária e Zootecnia do Brasil (CFMV), da Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA) e da Coalizão Internacional para o Manejo de Animais de Companhia (ICAM).

Os vencedores de cada categoria também receberão uma placa de reconhecimento e serão convidados a participar de um encontro virtual para compartilhar suas experiências, que será transmitido nas redes sociais da ONG em novembro de 2020.