Aqui, o d.C. não significa “depois de Cristo”, como normalmente se escreve. O d.C. aqui é “depois do Covid-19”.
Escrevo assim porque acredito que esse d.C. (depois do Covid-19) será mais parecido com os idos de 1890 (130 anos atrás) do que muitos possam pensar. A diferença é que hoje temos os APPs (aplicativos) como Zoom, Google Meet, Teams, Skype, WhatsApp…, que não existiam no Século 19. Vamos lembrar que, até o Século 19, as pessoas trabalhavam ou em suas casas, ou em locais próximos aos seus lares, como estamos fazendo hoje, obrigados pelo vírus.A vida era frugal, centrada na família e no trabalho.
O que vai mudar?
Aqui vão algumas tendências d.C. que vêm sendo discutidas em todo o mundo:
- As pessoas passarão mais tempo em suas residências, pois o trabalho remoto (home office) será mais aceito, tanto por empregados como por empregadores.
- Haverá valorização da família, e isso trará de volta o desejo de famílias maiores, com dois ou três filhos. Os pais participarão mais da educação dos filhos.
- Haverá uma demanda por residências maiores, mais ventiladas, com mais espaço para se trabalhar.
- O horário de trabalho será mais flexível e as pessoas serão avaliadas mais pelo seu desempenho do que por horário, sempre que a atividade permitir, é claro.
- As escolas, em todos os níveis, farão maior uso da educação a distância com muitas atividades online além das presenciais, com forte uso de novas tecnologias.
- Quem puder sairá das grandes cidades em busca de qualidade de vida e custos menores. Assim, o interior terá grande valorização imobiliária.
- O comércio eletrônico terá um franco crescimento.
- Os restaurantes, bares, lanchonetes continuarão, mas o delivery ocupará um espaço maior e mais sólido.
- O acesso à internet de alta velocidade será artigo de primeira necessidade e os governos terão que prover isso a seus cidadãos a custo zero.
- O turismo e a cultura local e nacional – música, folclore, teatro, etc. – serão valorizados.
- As pessoas serão mais solidárias e darão mais atenção aos valores permanentes como saúde, amizade, família, religião, trabalho digno, etc.
- Haverá valorização e crescimento da religiosidade.
- Haverá retorno aos valores nacio – nais, em detrimento de agendas globais
Para sua reflexão, quis trazer aqui as principais tendências que pesquisei em renomadas universidades, centros de pesquisa, bons pensadores, pessoas sérias e respeitadas do mundo de hoje.
Pense nisso. Sucesso!
Dica do mês
Título: O Poder do Entusiasmo E A Força da Paixão
Autor: Luiz Marins
Editora: Harbra
Preço: R$ 55
*Preços pesquisados em julho de 2020
PELO QUE BRILHAM SEUS OLHOS? UMA INTERESSANTE ANÁLISE DO PROFESSOR MARINS