Você sabe o diferencial da fala de um palestrante, um comunicador profissional?
Sabe o que diferencia ele das outras pessoas, o porquê dele conseguir conquistar o público, vender ideias e criar conexões com o seu público.
Ele possui a habilidade de falar bem, muita gente acredita que é um talento nato, que se nasce com ele. Porém, isso é uma técnica que pode se adquirir com o estudo e a prática.
Ele domina a comunicação e controla a linguagem verbal e não verbal. Se você ainda não sabe o que é a linguagem não verbal, ela é tudo aquilo que não faz uso de palavras, tom de voz e a linguagem corporal, que abrange tanto os movimentos do corpo, inclusive as expressões faciais. Já a comunicação verbal pode ser definida como sendo toda linguagem falada ou escrita.
Mas para você entender bem esse assunto primeiro você precisa saber o que é a comunicação e como ela é feita.
A comunicação nada mais é, que a troca de informação entre no mínimo dois indivíduos, e ela pode ser feita através da linguagem verbal e/ou não verbal. Mas para que a comunicação seja bem-feita o receptor precisa entender a mensagem que o emissor quis transmitir.
Para isso, é necessário que a mensagem seja compreensível.
Como criar uma mensagem compreensível? Em primeiro lugar você precisa entender a base da comunicação: a linguagem verbal e não verbal. 70 % da sua comunicação é não verbal e 30% é verbal.
E isso significa que a maioria de tudo que você expressa, a outra pessoa não vai apenas ouvir, ela vai ver, sentir e se conectar.
Para isso você precisa se preocupar com mais do que as palavras que irá usar. É necessário pensar em quem vai te ouvir, quais são as necessidades dela, o que ela precisa ou o que ela quer de você?
É imprescindível pensar no timbre de voz, no gestual, nas expressões faciais. Tudo isso é um conjunto que formam uma comunicação perfeita.