Manter o corpo alcalino é fundamental para a nossa saúde

Divulgação

A importância de 9 alimentos alcalinos e como eles atuam no nosso organismo.

O corpo humano é um sistema complexo que mantém um rigoroso  equilíbrio do pH. Quando você consome um alimento, ele pode se  transformar em ácido ou alcalino após a digestão e o metabolismo. 

Chamados popularmente de alimentos alcalinos, veja a lista de alimentos que apresentam efeitos alcalinizantes. 

São 9 exemplos de frutas, vegetais e especiarias que podem ajudar o corpo a manter o seu equilíbrio. 

  1. Limão

Enquanto a maioria das pessoas pensa que o limão, por ser uma fruta  ácida, poderia causar efeitos de acidez no corpo, o que realmente  acontece é que ele produz alcalinidade após a digestão. 

Ele é  rico em vitaminas, minerais, eletrólitos e antioxidantes que  fornecem ao corpo força, resistência e saúde ao sistema imunológico.

  1. Melancia

A melancia é uma fonte de fibra, betacaroteno, licopeno e vitamina C. 

Ela tem um teor de água de 92% do seu peso, tornando-se um  diurético. A fruta ajuda a saciar a sede, além de colaborar com a limpeza do cólon.

Melancia também atua como diurético.

  1. Espinafre

Vegetal rico em fibras, vitaminas, minerais, fitoquímicos e  antioxidantes. É conhecido por ser rico em vitamina K e ácido fólico. 

Ele ajuda a melhorar a visão e os processos digestivos.

 

  1. Aspargos

Contêm um aminoácido importante, a asparagina, que é vital para o  bom funcionamento do sistema nervoso.

Aspargo também influencia o sistema nervoso.

  1. Manga e mamão

Ambas são frutas doces, tropicais, que podem ser consumidas frescas,  congeladas ou secas. Contendo muita água, essas frutas possuem um efeito diurético que ajuda na limpeza de cólon e rins.

  1. Capsicum

Capsicum é o nome dado a uma variedade de pimentas tropicais, incluindo a caiena e o pimentão. Pimentas do gênero capsicum são ricas em enzimas essenciais para o sistema endócrino. 

Conhecidas por suas propriedades antibacterianas, elas também são ricas em vitamina A, portanto, são benéficas na luta contra os radicais livres que causam o estresse e a doença.

Capsicum são ricas em elementos para o sistema endocrino

  1. Maçã

As maçãs são fontes de fibra, variedade de vitaminas, minerais e fitoquímicos que ajudam a proteger o corpo e a manter o sistema imune intacto. Elas também contêm enzimas que mantêm o equilíbrio hormonal natural do organismo. 

As maçãs são frutas muito versáteis que podem ser comidas cruas, ou incluídas na culinária e panificação.

Maçã também é uma boa fonte de fibras

  1. Broto de alfafa

Os brotos são a parte visível de plantas em estágios iniciais de desenvolvimento, ricos em nutrientes. Versáteis, os de alfafa contêm saponinas, componentes que ajudam a diminuir o colesterol ruim e a gordura no corpo, em última instância, protegendo-o de doenças cardiovasculares. 

Os brotos de alfafa também contêm antioxidantes que impedem a destruição do DNA, protegendo seu corpo contra os efeitos do envelhecimento. 

  1. Alho

O alho fornece muitos benefícios ao corpo, como redução da pressão arterial, promoção da saúde cardiovascular e imunológica, limpeza do fígado e combate às doenças.

Alho também ajuda a controlar a pressão arterial.

Divulgação

Os alimentos com efeitos alcalinizantes, conhecidos popularmente por alimentos alcalinos, estão em constante pesquisa e estudos para avaliar seus efeitos e as correlações com o metabolismo. 

“As informações fornecidas nesta matéria destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Assim, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. Por fim, nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido.

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )