Viva o Golfe | Novembro de 2023

Reprodução/Internet

Escrevendo artigos sobre golfe há mais de 20 anos e acompanhando golfe há mais de cinco décadas, achei que os últimos 30 dias, seriam mornos em matéria de fatos relevantes no golfe, uma vez que a temporada oficial 22/23 terminou em setembro e os dois grandes torneios, a Solheim Cup e a Ryder Cup, terminaram no final de setembro e início de outubro, e foram muito comentados na nossa edição de outubro. Ledo engano, tivemos algumas boas surpresas que merecem ser comentadas e compartilhada com nossos leitores. No nosso sofrido golfe brasileiro tivemos boas notícias nos últimos 30 dias, bicampeonato Sul-americano Amador Senior, com uma equipe fantástica composto pelo Roberto Gomez, Fanta, Gugu e Stallone. E para variar tivemos um princípio de tapetão, quando se tentou mudar as regras no decorrer da competição, que por tradição de décadas, a equipe do país declarada campeã é aquela que ganha a competição Scratch e não a somatório dos resultados de todas as categorias com ou sem handicap. Mas no final prevaleceu o bom senso, e a equipe brasileira que havia ganho no campo foi finalmente declarada campeã. O nosso grande destaque ficou com o carioca Stallone, campeão individual, que na semana seguinte confirmou o seu bicampeonato brasileiro sênior no campo Olímpico no Rio de Janeiro. Um destaque muito importante, que merece maior aplauso, ocorrido durante o torneio no campo olímpico, foi a cerimônia de inclusão do grande profissional brasileiro Jaime Gonzalez, no Hall da Fama do golfe brasileiro. Jaiminho como é mais conhecido, foi o profissional brasileiro que melhor se apresentou no PGA Tour e no Tour Europeu. Falando ainda do golfe profissional brasileiro, o nosso jovem Fred Biondi, conseguiu uma bela façanha ao passar em dois cortes, em duas semanas consecutivas, um no Butterfield Bermuda Championship e o outro The RSM Classic, ficando no primeiro em 13º lugar e no último em 23º lugar. Não posso encerrar esta primeira parte do meu artigo, sem cumprimentar a jovem Lauren Grimberg, do Lago Azul Golfe Clube, que ganhou numa semana o Aberto do Terras de São José e na semana seguinte o Aberto do Estado, este último pela sexta vez. Lauren voltando a boa forma é mais uma esperança para o golfe feminino, carente de estrelas.

PGA TOUR – TEMPORADA 23/24

Vamos começar comentando o Zozo Championship, realizado entre 19 e 22 de outubro em Chiba, Japão. Vencido pelo norte americano, Collin Morikawa, com 14 abaixo e 6 tacadas a frente do também americano Beau Hossler. O defend Champion o americano Keegan Bradley, terminou na 19ª posição e a esperança japonesa Hideki Matsuyama, não jogou bem e terminou na 52ª posição. A volta a vitória do Morikawa não foi uma grande surpresa, pois ele voltou a jogar bem mais recentemente. Mas as surpresas que comentei no início do artigo, começaram já no torneio no World Wide Technology Championship, realizado em Los Cabos, México, entre dias 2 e 4 de novembro, com a primeira vitória no Tour do sul africano Erick van Rooyen, com 27 abaixo ao par, seguido em segundo lugar pelo colombiano Camillo Villegas e o veterano americano Matt Kuchar com 25 abaixo ao par. No torneio seguinte, entre os dias 9 e 12 de novembro, o Butterfield Bermuda Championship, nas Bermudas, a volta às vitórias depois de 9 anos, do colombiano Camillo Villegas, jogando 24 abaixo ao par. Uma surpresa muito aplaudida, Camillo Villegas é muito querido dentro e fora do campo. Em 2024 Camilo vai completar 42 anos e 20 anos como profissional. Nos dias 16 e 19, tivemos o RSM Classic, na Georgia, no belo campo do ST. Simons Island, vencido jovem sueco de 23 anos, que se tornou profissional em junho último, Ludvig Aberg. Esta foi a primeira no Tour, sem dúvida foi uma surpresa mais ou menos esperada por todos, pois em 11 eventos ele passou o corte em 10, fato difícil até para os supercraques. Teve uma participação espetacular também na Riders Cup, ajudando o time europeu ganhar dos Estados Unidos.

DP WORLD FINAL

Entre os dias 16 e 19 de novembro, tivemos o torneio final o DP World Tour Championship, vencido pelo dinamarquês de 22 anos Nicolai Hojgaard, que já acumula 3 vitórias no antigo Tour europeu. O Race to Dubai que define o campeão da temporada(o correspondente ao Fedex Cup do PGA Tour), foi vencido pela quinta vez pelo north irlandês Rory MacIlroy. Agora só tem a sua frente como número um da Europa, o seis vezes campeão do tour europeu o lendário espanhol Seve Ballestero e o grande campeão do tour europeu o inglês Collin Montgomerie que ganhou por oito vezes.