Comentei o mês passado que os trinta dias anteriores tinham sido excepcional no mundo do golfe. E parece que este mês de julho, não ficou nada atrás, começando por nós brasileiros, que tivemos a vitória no Senior Swiss Open 2023, do nosso Adilson Silva, que vem se apresentando este ano com muito gabarito e se destacando no golfe mundial com um dos melhores seniors. Adilson Silva com esta segunda vitória, lidera ao ranking do Legends Tour do tour europeu. Por aqui tivemos o Grama Pro Invitational, um megaevento na Fazenda Da Grama, que contou com os melhores golfistas profissionais brasileiro, e teve um desfecho incrível entre os pros, com a vitória da prata da casa Axell Balestre no sétimo buraco de playoff em cima do excelente jogador Felipe Navarro. Além do elevado nível técnico, tivemos neste evento dois destaques importantes, o televisionamento direto do último dia pelo Band Sports, competentemente narrado Ricardo Fonseca e da maior bolsa para os profissionais. Já no PGA Tour tivemos 6 torneios no mês e vamos comentar sobre os 4 principais a seguir.
PGA Tour John Deere Classic
Realizado entre os dias 6 e 9 de julho, no TPC Deere Run, na cidade de Silvis, em Illinois, com a vitória do Austríaco Sepp Straka, sua segunda vitória no PGA Tour. Sepp jogou 21 abaixo do par, num campo de 7.289 jardas de par 71. Com esta vitória ele passou ocupar a 21ª posição na FedEx Cup, cujos torneios finais serão realizados no mês de agosto, encerrando a temporada 22/23 e se ele ficar entre os trinta primeiros vai garantir a entrada no último torneio o Tour Championship.
PGA Tour Barbasol Championship
Realizado entre os dias 13 e 16 de julho, na mesma semana do Genesis Scottish Open, que comentaremos a seguir, no campo do Keene Trace Golf Club, na cidade de Nicholasville, no Kentucky. O torneio foi vencido pelo sueco Vicent Norrman, de 25 anos e recém egresso do Korn Ferry Tour, com 22 abaixo do par, sua primeira vitória no PGA Tour. Estudou na Florida State University, tornando-se profissional em 2021.
PGA Tour/ DP World Tour – Genesis Scottish Open 2023
Este torneio tomou características especiais este ano, foi sancionado tanto pelo PGA Tour como pelo DP World Tour, com isto com pontos validos tanto para a FedEx Cup como para o Race to Dubai. Por isto boa parte dos melhores jogadores do PGA Tour, aproveitou o Scottish Open 2023, realizado no Renaissance Club, em Gulane, Escócia, entre os dias 13 e 16 de julho, também como uma preparação para disputar o British Open, que foi realizado na semana seguinte. Este “pseudo” treino de luxo, pois a bolsa foi de US 9 milhões, neste campo que lembra muito bem os principais links escoceses e ingleses, onde sair dos fairways é quase uma aventura dolorosa, onde os roughes são altíssimos e de arbustos naturais, conta ainda a força dos ventos que entram em jogo a maioria do tempo, foi vencido de forma incrível pelo grande jogador norte irlandês Rory McILroy, atual numero 2 do mundo, que jogou 15 abaixo, uma tacada a frente do jogador local o Escocês Robert Mcintyre. E para os amantes do golfe como eu e muitos dos leitores, eles protagonizaram cada um ao seu tempo, Robert estava 4 turmas a frente do Rory, as duas mais fantásticas tacadas, talvez de todo ano, no buraco 18. Robert batendo uma espetacular madeira 3 em draw na segunda tacada e deixando muito perto para o birdie que foi feito. Enquanto aguardava na sede, pois tinha 1 tacada a frente, assistiu de camarote o Rory, fazer birdie no buraco 17, para empatar o jogo, que obrigou-o ir ao drive ranger aquecer para o possível playoff. O que ele não esperava e quase toda a multidão que assistia, foi que o Rory muito próximo da segunda tacada que o Robert deu no buraco 18, desse a melhor tacada de ferro 2 dos últimos tempos, para deixar próximo do buraco fazer o birdie e ganhar o torneio.
PGA Tour/ DP World Tour – 151º The Open 2023
As expectativas iniciais para o The Open, último major do ano, jogado entre os dias 20 e 23 de julho, no Royal Liverpool Golf Club, na Inglaterra, eram enormes principalmente para o Rory McIlroy, que está a 9 anos sem ganhar um major e havia ganho na semana anterior o Scottish Open como comentado anteriormente. Dois outros jogadores que estavam bem cotados nas bolsas de apostas londrinas, eram o atual líder do ranking mundial, o americano Scottie Scheffler e o espanhol Jon Rahm, líder da FedEx Cup, que nesta temporada acumulava 4 vitórias. Mas o golfe este jogo extraordinário, sempre traz muitas surpresas, neste ano a vitória no The Open do americano de 36 anos, o canhoto baixinho, Brian Harman, só parecia improvável antes de iniciar o torneio. Jogou os quatro dias abaixo do par do campo (67,65,69 e 70), e iniciou o último dia com 5 tacadas a frente do segundo colocado o americano Cameron Young e 6 tacadas a frente do John Rahm e do inglês Tommy Fleetwood. Demonstrou uma tranquilidade e uma competência enorme para jogar debaixo de chuva e vencer por 6 tacadas, os segundos colocados, Tom Kim, Sepp Strada, Jason Day e o John Rahm. Harman com vitória se torna o terceiro jogador canhoto a vencer o The Open, depois do Bob Charles e do Phil Mickelson.