Os benefícios do vinho para a saúde humana são muitos e todos cientificamente comprovados. A começar pelo resveratrol, um forte antioxidante que está presente na casca e sementes das uvas que produzem o vinho. Além disso, outros polifenóis que as uvas contêm, como os taninos, os flavonoides e os ácidos fenólicos, promovem benfeitorias, tais como: -diminuição do risco de aterosclerose, já que contribui para o aumento dos níveis de HDL; -diminuição da pressão arterial, por relaxar os vasos sanguíneos; -prevenção do câncer, devido às suas propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres; -prevenção do desenvolvimento de trombose, derrame e AVC, por ter ação antitrombótica, antioxidante e inibidora da agregação plaquetária; e, -redução da inflamação de doenças crônicas, como artrite ou problemas na pele, devido a sua ação anti-inflamatória.
Enfim, a lista é longa e cientificamente comprovada.
E qual é a quantidade de vinho recomendada por dia? Nem todas as pessoas têm a mesma resposta ao álcool e, consequentemente, ao vinho. Há certa diferença no metabolismo entre homens e mulheres, até mesmo por questões de composição corporal. Sendo assim, a dose diária recomendada é de uma taça ou 180 ml para as mulheres, e duas taças ou 360 ml para os homens.
O mais recomendado para obter os benefícios do vinho para a saúde é o vinho tinto seco. Embora o branco também tenha muitas propriedades, o seu processo de elaboração não contempla as cascas e as sementes (elas são retiradas), que são a maior fonte de polifenóis da uva. Já o tinto conta com, pelo menos, a presença da casca e, por isso, tem maior concentração desses antioxidantes, e melhor ainda o seco, pois tem menor concentração de açúcar.
Os vinhos que trazem maior benefício para a saúde são os elaborados com castas que contêm alta concentração de polifenóis, como tannat, merlot, malbec e cabernet sauvignon.
Bem-estar para a alma
Quero explorar aqui também os benefícios que o vinho proporciona para a alma e para o coração, especialmente neste momento de reclusão e angústia que estamos vivendo. Pesquisa feita na Nova Zelândia, Universidade de Otago, revelou que casais que reservam um tempo para tomar uma taça de vinho juntos são mais felizes do que aqueles que não têm esse costume. Um dos meus benefícios favoritos do vinho: ele incentiva a relaxar. Se você está simplesmente degustando uma taça no final do dia ou com a família e pessoas a quem ama, uma taça de vinho o convida a relaxar, geralmente exaltando todos os seus sentidos. Acompanhando a refeição, enaltece o paladar e a experiência. O vinho o ajuda a se conectar com você mesmo e com quem você o compartilha. Beber sempre com moderação e se permitir essas pequenas alegrias, só lhe trará benefícios. Saúde a todos!
www.tonel55.com.br | Tel.: (11) 99175-7799
Seleção por Sidnei Brandão
Duas boas sugestões de tintos com alta concentração de polifenóis:
https://drive.google.com/file/d/1oOdPbgx_OMPbKCBC8jx7pf4_JDv1F74N/view?usp=drivesdk