Os primeiros seis meses de vida representam uma fase de grandes descobertas. Mãe e filho estão se conhecendo! Um dos mais maravilhosos encontros entre dois mundos que, por muitas vezes, parecem ser o mesmo.
Até o sexto mês de vida, a mãe que foi o primeiro abrigo passa a ser também o alimento da criança. Isso quando segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde em seguir com amamentação exclusiva durante o período.
Eu sei que, mesmo fazendo tudo de acordo com as recomendações de órgãos oficiais e até ouvindo pediatra e nutricionista materno- infantil – que são profissionais essenciais para a saúde da criança -, as inseguranças apontam.
Quer saber se o seu filho está bem nutrido?
Ganho de peso
Durante os primeiros meses, o ganho de peso é um forte indicativo que o bebê está bem nutrido. Mas, atenção: durante os primeiros dias de vida, é muito comum perder um pouco de peso.
Ocorre que, até o final do primeiro mês, esse peso será recuperado. Quanto a isso, você não deve se preocupar. O ganho de peso do bebê costuma ser maior durante os primeiros trimestres, diminuindo um pouco a cada novo trimestre.
Xixi e coco
Entre os sinais de nutrição do bebê, é preciso verificar xixi e cocô em aspecto e quantidade. Para entender que o bebê está mamando o suficiente, ele precisa molhar as fraldas entre 6 e 8 vezes por dia.
A cor da urina pode oscilar entre o amarelo mais transparente, bem claro, até o mais escuro. No entanto, se você percebe que a urina está escura por muitos dias seguidos, saiba que pode ser sinal de desidratação.
Em relação ao coco, a frequência pode variar muito mais de acordo com o bebê. Ele pode ficar até 5 dias sem evacuar e, caso esteja se alimentando bem e não apresente outros sintomas, não há motivo para preocupação.
Em geral, os bebês alimentados com o leite materno evacuam com mais frequência e com regularidade mais regrada. Se o cocô vier nas cores marrom, verde e amarelo, está tudo bem com o seu filho. Mas, as cores vermelha, branca e preta pedem a sua atenção.
Choro do bebê
Chorar é o meio encontrado pelo bebê para expressar suas emoções. Assim, um bebê saudável chora e é normal. Fome, frio, fralda cheia, entre outros incômodos, são comunicados assim.
O problema é quando a irritação é persistente e vem acompanhada de outros sintomas, como o baixo peso ou falta de apetite. Ele pode estar com problemas de nutrição ou doente. É preciso consultar um médico.
A saúde do seu filho começa com a alimentação saudável. A fase de amamentação exclusiva – preferencialmente no seio, mas também falo da fórmula – antecede uma fase ainda mais especial: a introdução alimentar complementar.
Dra. Thalita Cardoso
CRN: 3 55355
Site: www.geracaoprime.com.br
Instagram: @nutri.thalitacardoso
E-mail: contato@geracaoprime.com.br