
Divulgação
O Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE) recebeu, na sexta-feira, 31 de outubro, o Secretário Nacional de Segurança Pública, Dr. Mário Sarrubbo, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O encontro teve como objetivo apresentar aos municípios consorciados os projetos federais voltados ao fortalecimento da segurança pública.
Entre as iniciativas destacadas, o secretário apresentou o Programa Município Mais Seguro, que prevê investimento inicial de R$ 170 milhões e a integração das Guardas Civis Municipais ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), dentro da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública, que será encaminhada ao Congresso Nacional.
Segundo Sarrubbo, a PEC busca criar bases estruturais para fortalecer o combate ao crime organizado e valorizar os profissionais da segurança, respeitando a autonomia dos estados e municípios.
“O objetivo é consolidar uma política nacional de segurança mais eficiente, integrada e com foco na valorização das forças de segurança locais”, destacou o secretário.
O presidente do CIOESTE e prefeito de São Roque, Guto Issa, enfatizou a importância do consórcio ao promover o diálogo regional sobre o tema.
“O CIOESTE cumpre seu papel ao trazer esse debate para o âmbito metropolitano, aproximando as cidades das políticas públicas federais e fortalecendo a integração entre os municípios e o Governo Federal em torno de uma segurança pública mais eficiente e próxima da população”, afirmou.