– Eu falei isso? Mas não foi isso que eu disse!
Quem já não ouviu essas palavras ou passou por tal situação? Todos os dias, ouvimos e falamos coisas necessárias ou até contrárias à nossa vontade.
Na comunicação, seja ela escrita, verbal, gestual ou corporal, sempre haverá a necessidade de um ouvinte, pois aí começam as idiossincrasias que dependem exclusivamente da forma como a mensagem foi codificada, principalmente se o receptor não entendeu, ou seja, a comunicação não foi clara!
Há muitas contradições e comportamentos rasos simplesmente pela indiferença ao entendimento do ouvinte. Não basta falar, é preciso observar como a mensagem está sendo recebida ao longo do processo. Para tanto, é importante que o comunicador tenha domínio do assunto que está abordando e seja flexível na escolha das palavras de tal modo a não fazer uso de vocábulos de duplo sentido e que seja adequado a quem a mensagem se destina.
Apesar de possuir toda a técnica e o conhecimento, isso de nada valerá se quem comunica não desenvolver um bom relacionamento interpessoal. Uma das chaves para que isso ocorra é a empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro, com suas emoções, gestos e entonações. Aposte sempre no bom-humor!
Muito mais que informar
A comunicação, hoje, é muito mais do que apenas informar sobre conteúdos ou produtos; é o saber mediar pessoas e processos, seja no falar, no ouvir, ensinar, orientar, educar, negociar, produzir ou até mesmo no construir.
Um bom líder não abre brechas para dúvidas ao se comunicar e implementar os projetos, objetivos e metas. Ele deve transmitir segurança, criando um ambiente de confiança e transparência nas negociações. Uma boa comunicação se faz com respeito aos outros e sabendo dizer não, quando necessário; também com autorrespeito.
A comunicação assertiva produz uma equipe mais engajada, com credibilidade e respeito, menor chance de conflitos, retenção de pessoas, relações de trabalho saudáveis, redução de estresse físico e mental, ou seja, melhora no relacionamento interpessoal dentro da organização, o que reflete na produtividade e efetividade de toda a empresa.
Tudo isso faz parte do universo da gestão da comunicação. Por essas razões, a comunicação humana é uma ação contínua. Estamos lidando com pessoas, e serão a nossa atitude e linguagem que farão o sucesso do nosso negócio.
Ter uma boa comunicação, seja pessoal ou no ambiente corporativo, não é uma questão de escolha. É uma questão de inteligência!
Por: Jorge Eduardo – Professor da FGV e Hair Designer
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*Preços pesquisados em setembro de 2019